sábado, 26 de maio de 2012

Coluna do Rio de Janeiro

Bruno Villa

PT desiste de disputar a prefeitura de Caxias para apoiar o PSB

O PT desceu do muro e a candidatura de Dalva Lazaroni à prefeitura de Duque de Caxias caiu do telhado.

O diretório nacional resolveu apoiar o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (PSB).

Depois da briga interna, o partido vai se bater com o PDT, que desistiu de lançar candidato com a promessa de indicar o vice na chapa de Cardoso. O PT também está de olho na vaga.

O diretório estadual realizará reuniões com os petistas de Caxias, para evitar atritos que podem ser provocados pela decisão.

Apesar de Dalva Lazaroni ser uma forte candidata a vice, o presidente estadual do partido, Jorge Florêncio, disse que a legenda ainda não bateu o martelo.

A intervenção nacional em Caxias foi motivada pela necessidade do PT conquistar o apoio do PSB a candidatura de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo.

Dono de clínica acusa prefeito de Italva de desviar dinheiro do SUS

O dono da Casa de Saúde da Imaculada Conceição, em Italva, o médico Ronald Crespo, vai dar explicações sobre denúncias de fraudes na realização de exames e cirurgias na unidade, conveniada ao SUS.

O moço será sabatinado nesta sexta-feira (25) na Câmara de Vereadores.

Há suspeitas de que a clínica estaria realizando exames e cirurgias falsas. Uma equipe da Secretaria estadual de Saúde realizou uma inspeção na cidade.

Crespo acusa o prefeito Joelson Soares (PDT) de usar seu nome e a sua clínica para desviar dinheiro do SUS, através da Secretaria municipal de Saúde.

Em conversas com o presidente da Câmara, Wilson Nogueira (PRP), o médico afirmou que a casa de saúde sequer tem capacidade para realizar alguns resgitrados pela secretaria.

PT vai realizar novas eleições para acabar com impasse em Macaé

A executiva estadual do PT acaba de anular a eleição interna do diretório de Macaé, que optou pela candidatura própria na disputa pela prefeitura da cidade.

Após reunião que durou pouco mais de duas horas, nesta sexta-feira (25), os petistas decidiram refazer todo o processo.

No dia 17 de junho serã eleitos 165 delegados, que decidirão o rumo do partido no dia 24 do mesmo mês.

O presidente do diretório estadual, Jorge Florêncio, explicou que houve dois motivos principais para a anulação do pleito.

Primeiro, filiados, que não podiam votar, por estarem inadimplentes, participaram irregularmente da eleição. A segunda razão é política.

"Há um sentimento na executiva regional pela preferência da aliança com o deputado federal Doutor Aluízio (PV). Mas não haverá intervenção. Se, após a nova votação, o diretório escolher novamente a candidatura própria, não vamos interferir", avisou.

Em 29 de abril, os petistas de Macaé haviam aprovado a candidatura do vereador Igor Sardinha.

Assembleia Legislativa cria CPI para investigar universidades privadas

A Assembleia Legislativa vai criar uma CPI para investigar as universidades particulares que atuam no Rio. A decisão foi divulgada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

A comissão vai apurar desde denúncias de gestão fraudulenta, enriquecimento ilícito, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, até a precarização das relações trabalhistas e a falta de qualidade no ensino.

A CPI, proposta pelo deputado Paulo Ramos (PDT), terá sete membros e 90 dias, prorrogáveis por mais 60, para apresentar os resultados dos trabalhos.

Vereadores querem disciplinar a concessão de benefícios a áreas irregulares

Parte dos vereadores levaram, nesta quinta-feira (24), um puxão de orelha do presidente da Câmara do Rio, Jorge Felippe (PMDB), por não debaterem um projeto de lei orgânica que muda o quórum para aprovar propostas que criam as áreas de especial interesse social.

A matéria, dos vereadores Paulo Pinheiro (PSOL) e Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), determina que é preciso quórum de maioria absoluta -26 votos a favor - para que os projetos sejam aprovados. Atualmente, a Lei Orgânica prevê a necessidade de maioria simples.

Segundo Pinheiro, o objetivo é discutir com mais cuidado o assunto, banalizado por alguns parlamentares. As áreas de especial interesse social, fruto de ocupação irregular, podem receber benefícios do governo federal.

"Pelo levantamento feito aqui, há mais de 600 projetos (de declaração de área de especial interesse social). A ex-vereadora Lucinha (atual deputada estadual pelo PSDB) tinha mil projetos. Queremos um pouco mais de cuidado", justificou.

Como apenas 20 vereadores votaram, o projeto não pode ser apreciado.

Militantes do PR distribuem jornais do partido em São Gonçalo

Militantes do PR distribuem, na tarde desta quinta-feira (24), no Centro de São Gonçalo, o jornal A República, do partido.

Na semana passada, a Justiça Eleitoral mandou apreender o periódico, que publicou na capa as fotos do governador Sérgio Cabral e seus secretários farreando com o ex-dono da Delta Construções, Fernando Cavendish, na Europa.

O grupo distribui o material em frente à prefeitura, em frente ao Ministério Público e na Praça Luiz Palmier. Nas regiões, funcionam cinco das princpais zonas eleitorais da cidade.

Vereadores do Rio perdoam dívidas tributárias de agremiações desportivas

Os vereadores do Rio aprovaram, por unanimidade, a anistia de dívidas de associações recreativas e desportivas com o Imposto sobre Serviço (ISS) e o Imposto de Propriedade Territorial Urbana (IPTU). O projeto foi encaminhado pelo Executivo.

Serão perdoados os débitos registrados até o dia 31 de dezembro de 2010. A iniciativa inclui apenas as agremiações que devem , no máximo R$ 1 milhão, mais 40% de eventuais saldos restantes.

Os beneficiados também ficam obrigados a desistir de litígios que envolvam os débitos.

A renúncia fiscal é da ordem de R$ 70 milhões.


Câmara do Rio adia votação para mudar horário dos jogos de futebol

Depois de muita polêmica, o vereador Leonel Brizola (PDT) preferiu adiar a votação do seu projeto de lei que determina o encerramento de eventos esportivos em estádios às 23 horas. A matéria foi adiada por 10 sessões.

"Os jogos em dia de semana prejudicam o trabalhador. Os jogos acabam 23h30, meia-noite. Ele chega em casa na madrugada e, antes do sol raiar, tem que sair pra trabalhar. Por que não bota no horário da novela? Talvez porque a novela tenha poder de sedução... Afinal, você não encontra um Cauã Reymond no lixão..."

Não sobrou só para a turma do Tufão, personagem de Murilo Benício na novela "Avenida Brasil. Brizola cutucou o colega Paulo Messina (PV), primeiro a sugerir o adiamento - quando o autor queria votar a proposta.

"o vereador fez a crítica porque ele não deve acordar ás cinco horas da manhã pra ir trabalhar em sua empresa", rebateu.

A vereadora Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, lembrou que a mudança pode provocar grandes prejuízos aos clubes.

"Quem compra o ingresso para assistir ao jogo vai por vontade própria. Ninguém é obrigado. Os 20 clubesda primeira divisão já ssinaram um acordo de direito de transmissão. Deveria ser uma lei federal, porque inclui clubes de todo o país", argumentou.

FONTE: JORNAL EXTRA

Nenhum comentário: