sexta-feira, 6 de abril de 2012

Recife: Bloco das oposições unido só no discurso

Embora as articulações prossigam, ofensivas de Mendonça Filho (DEM) e de Raul Henry (PMDB) expõem dificuldades de acordo para uma possível aliança no bloco

Débora Duque

Se no PT, a fissura interna se apresenta como um fato consumado na pré-campanha do Recife, nas oposições o contexto não é diferente. A unidade do grupo permanece, por enquanto, apenas no plano das intenções. A três meses do início da campanha oficial, nenhum dos quatro pré-candidatos mostrou, publicamente, qualquer sinal de recuo. Muito pelo contrário. Embora as articulações ainda estejam em curso, o que todos os pretensos postulantes têm buscado é emplacar suas respectivas candidaturas. E, na falta de um critério objetivo para retirá-las em prol de algum aliado, já se admite a possibilidade de um fracionamento completo do campo oposicionista.

A mais recente demonstração dessa ordem partiu do deputado federal Mendonça Filho (DEM). Apesar das resistências veladas ao seu nome - semeadas, inclusive, no próprio partido –, ele contrariou as especulações de que seu ingresso na disputa estava condicionado ao apoio das demais legendas. Obstinado, disse que não foge à batalha e mostrou-se disposto a ir à “briga”, mesmo sozinho. A ofensiva somou-se a dos demais pré-candidatos. No intervalo de um mês, o deputado federal Raul Henry (PMDB) retomou o fôlego para participar do pleito e Raul Jungmann (PPS) oficializou, em ato, sua pré-candidatura.

Primeiro a indicar que não abriria mão da disputa, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) vê a tese de que estaria “isolado” cair por terra junto com as chances da formação do bloquinho PMDB-DEM-PPS. “Era um discurso falso dizer que o PSDB estava afastado dos demais. O que há são estratégias partidárias. É legítimo. Ninguém tem o direito de pedir para o outro partido desistir”, pontuou.

Do outro lado, Jungmann ainda não descarta as chances de haver algum tipo de composição até as convenções, em junho. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de o pós-comunista declarar apoio a candidatura de Henry. No entanto, ele avisa que a postulação do PPS é “irreversível” e diz, inclusive, enxergar “vantagens” na fragmentação da oposição. “Teremos muitas vozes criticando o governo e ocupando espaços. A desvantagem é que essas vozes, talvez, não ganhem tanta amplitude. Mas é o que se apresenta no momento e temos que conviver com isso”, afirma. Ao contrário dos pleitos anteriores, segundo ele, todos os candidatos da oposição encontram-se em condições políticas e financeiras “semelhantes”. “Não há candidato natural. Não há coordenação. Não tem como rifar ninguém, a não ser pela livre e espontânea vontade de cada um”, assinalou.

Apesar da falta de consenso, Henry é um dos que ainda apostam nas alianças. Para ele, o ideal é que a oposição lance, no máximo, três candidatos. Admite, porém, a dificuldade para construir uma solução comum aos demais. “Nós podemos chegar ao cenário de quatro candidaturas, mas também podemos ter menos. Só que cada partido tenta consolidar legitimamente seu projeto e isso tem que ser respeitado”, disse. A solução, segundo ele, é intensificar o diálogo e, claro, zelar pela boa convivência entre os quatro possíveis candidatos. Até porque, dependendo do desfecho eleitoral, todos precisarão marchar unidos num eventual segundo turno.

PMDB NA TV

A pré-candidatura de Raul Henry ganha reforço, hoje, com as inserções do partido na TV. No estilo discreto e sem ataques diretos à atual gestão, o prefeiturável estrela três programas que apresentam o mote “o PMDB tem soluções para o Recife”. Todas as cenas foram gravadas em estúdio e têm como pano de fundo imagens da capital. Em cada vídeo, um tema específico é abordado.

No primeiro deles, o foco é a saúde pública. No segundo e terceiro são tratadas as políticas para educação e juventude, respectivamente. Os vídeos foram produzidos pela empresa Luni, com direção de Lula Queiroga, amigo de Henry. Também entram nas inserções a candidata à Prefeitura de Olinda Isabel Urquiza e postulantes à Câmara dos Vereadores do Recife – André Ferreira, Jayme Asfora e Liberato Costa Júnior.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: