sexta-feira, 20 de abril de 2012

No Recife, líderes do PT comandam ato contra prefeito do partido

Murillo Camarotto

RECIFE - As principais lideranças do PT em Pernambuco realizam na noite desta quinta-feira o primeiro ato oficial contra a reeleição do prefeito do Recife, João da Costa, que, apesar de ser petista, está isolado no partido e terá que disputar prévias para poder concorrer ao segundo mandato.
Na eleição interna, marcada para 20 de maio, o prefeito vai enfrentar o deputado federal Maurício Rands, que ocupa atualmente a secretaria estadual de Governo na gestão do governador Eduardo Campos (PSB).

Além do apoio do governador, já bastante significativo, Rands tem ao seu lado lideranças locais importantes do PT, como o senador Humberto Costa e o presidente estadual do partido, o deputado federal Pedro Eugênio. Assim como Rands, os dois integram a Construindo um Novo Brasil (CNB), corrente majoritária no PT.

Outro protagonista do ato pró-Rands é o deputado federal João Paulo Lima e Silva (PT), antecessor e padrinho político do atual prefeito. Na última eleição municipal, em 2008, João Paulo peitou os agora aliados e bancou a candidatura de João da Costa, que acabou eleito em primeiro turno.

Nos primeiros meses da atual gestão, no entanto, criador e criatura romperam por razões até hoje desconhecidas, tornando-se rivais ferrenhos. No começo desta semana, o antecessor, bastante popular no Recife, anunciou apoio a Rands.

Com dificuldades financeiras nos primeiros anos de gestão e um afastamento por problemas de saúde, João da Costa não caiu nas graças da população. No campo político, desagradou aliados e acabou isolado. Ainda assim, garante que defenderá até o fim a prerrogativa da reeleição.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: