domingo, 1 de abril de 2012

MST já prepara mês de invasões pelo país

Estão previstas ações em 24 estados para cobrar desapropriações

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promete reforçar as invasões de terra este mês, dentro do chamado Abril Vermelho. As ocupações devem atingir 24 estados. Se confirmada a previsão, será a maior ação organizada do movimento. No ano passado, foram feitas mobilizações em 19 estados, com 70 invasões de terra.

A insatisfação com o primeiro ano do governo Dilma, no qual o número de desapropriações de terras atingiu a menor marca dos últimos 16 anos, é o que dará combustível às ações. O foco das invasões, de acordo com líderes do movimento, serão latifúndios improdutivos e terras públicas e devolutas.

Além das invasões de terra, estão programadas paralisações em rodovias federais e vigílias em frente a tribunais, como forma de pressionar o Poder Judiciário a levar ao banco dos réus os envolvidos pela morte de 19 sem-terra no massacre de Eldorado dos Carajás (PA), em 1996.

- Após 16 anos sem punição aos envolvidos no massacre de Eldorado dos Carajás, e esse número vergonhoso de desapropriações, a tendência natural é criar um caldo mais tenso em 2012 do que foi em 2011. Há acampamentos com mais de 15 anos que esperam a desapropriação - critica Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST.

Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mostram que, em 2011, o governo da presidente Dilma Rousseff assentou 22.021 famílias, o mais baixo nível registrado nos últimos 16 anos. Em 2006, na gestão Lula, foram assentadas 136.358 famílias.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: