sábado, 21 de abril de 2012

CPI pode quebrar sigilo de toda a turma do bicheiro


Em defesa da quebra dos sigilos

Presidente da Câmara cobra a abertura dos dados bancários, fiscais e telefônicos de quem teve contato com Cachoeira

Júnia Gama, Erich Decat

A quatro dias da instalação da CPI mista que irá investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com parlamentar es , autoridades e empresas públicas e privadas nas operações Vegas e Monte Carlo, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), defendeu a quebra do sigilo de qualquer pessoa que tenha tido contato com o contraventor. "Cabe ao relator estabelecer o ritmo das investigações e por onde vai começar. Eu começar ia quebrando o sigilo bancário, fiscal e telefônico de todos aqueles que tiver am qualquer tipo de contato com o Cachoeira", afirmou Maia.

Segundo o presidente da Câmara, a intenção seria acabar com o "poder paralelo" que teria se instalado a par tir das conexões entre empresas e políticos com Cachoeira. Maia ironizou a extensão dos contatos do bicheir o. "Eu inclusiv e fiz um comentário de que as empresas de comunicação e telefonia devem estar atrás do Cachoeir a para saber como ele colocou tanto contato naquele celular" disse. Na próxima terça-feira, os partidos deverão apresentar os nomes dos integrantes que irão compor a CPI. O PT ainda mantém as indicações em sigilo e lideranças da legenda negam que esteja havendo inter ferência do Palácio do P lanalto ou do ex-pr esidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Essa questão de que há interferên cia de A, B ou C para turbinar ou abafar a CPI faz par te da imaginação de alguns", disse Maia. Ontem, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), afirmou que já escolheu os nomes da cota petista e r eforçou que não há interferências par a que as investigações poupem o governo . " Eu sei exatamente o que faremos na CPI. Os nomes que vamos indicar, o plano de trabalho", disse.

Relatoria

Na próxima semana, o presidente e o relator da CP I serão anunciados. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) já foi indicado por seu par tido par a encabeçar os trabalhos . Na Câmara, um acor do entre as duas maior es bancadas definiu que o PT ficará com a relatoria, mas o clima de disputa para a indicação do deputado que ocupará o cargo vai se estender até a próxima terça-feira, quando a bancada do partido se reunirá para tentar chegar a um acordo . Os nomes mais cotados hoje são os do ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT ) e o do ex-líder do PT Paulo Teixeir a (SP). Ambos em lados opostos também na composição de força dentro da bancada.

Os nomes dos deputados Ricar do Berzoini (SP) e Odair Cunha (MG) também transitam nas bolsas de apostas . O primeiro, no entanto, enfrenta o problema de ser presidente da principal comissão da Câmara, a CCJ. Paulo Teixeir a confirma o desejo de assumir o posto de relator, função estratégica uma vez que o texto preparado por ele poderá culminar até em pedido de cassação de mandatos de colegas . " Quando fui sondado , disse que poderia", ressaltou o parlamentar.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: