sexta-feira, 23 de março de 2012

Recife: Ala do PT vai à nacional para garantir Rands

PT X PT CNB quer o apoio de Rui Falcão contra João da Costa

Bruna Serra

Mais uma peça entrará no xadrez político do PT pernambucano. A expectativa de uma conversa entre o líder da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), Humberto Costa (PT), e o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, fez os comandantes da CNB adiarem a reunião marcada para amanhã, com o intuito de oficializar o nome do secretário estadual de governo, Maurício Rands, na disputa interna. A estratégia da ala contrária à reeleição do prefeito João da Costa (PT) passa pela interferência da nacional, por isso a decisão de conversar primeiro com Falcão.

Os integrantes da CNB querem evitar a prévia, que segundo avaliações seria desastrosa para a imagem do partido. Para isso, esperam apresentar o nome de Rands com o apoio do ex-prefeito João Paulo (PT) e dos demais partidos da Frente Popular. Uma tentativa de intimidar o prefeito. Feito o arranjo, entraria em cena um apelo do presidente nacional para que Costa se retire da disputa, abrindo caminho para Maurício Rands.

Outro componente importante dessa engenharia é a conversa que o governador Eduardo Campos (PSB) terá no domingo (25) com o ex-presidente Lula, mandatário supremo do PT (ver matéria na página 6). Qualquer sinalização do ex-presidente de apoio ao prefeito ou ao secretário será atestada como vitória numa possível prévia. Nos planos de Rands está uma conversa com o governador antes do embarque dele para São Paulo.

O secretário falará de sua disposição de disputar internamente e em dialogar para reunir os demais partidos da Frente Popular. Em Brasília no início desta semana, Maurício Rands se encontrou com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), grande entusiasta da candidatura alternativa, e com o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC). Apesar de não ter ouvido categoricamente que terá o apoio de ambos, Rands entende que sua postulação foi absorvida como um fato novo e vista com simpatia. Apesar de ainda não ter uma nova data pontuada para a oficialização, ela deverá ocorrer até a próxima quinta-feira (29), uma vez que no dia seguinte encerram-se as inscrições para a disputa. Rands precisa, pelo regimento do partido, enviar uma carta ao diretório municipal, formalizando seu desejo de concorrer.

Defensor ferrenho da postulação do prefeito, o deputado federal Fernando Ferro, voltou a reclamar da truculência da ala do senador Humberto Costa. Afirmou que não acredita em interferência da executiva nacional mas deixou no ar a possibilidade de um recuo do prefeito. “Ele poderia até retirar, ninguém é candidato de si mesmo. Mas hoje ele é a melhor opção para o PT. Não acredito em interferência da nacional”, finalizou.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: