quarta-feira, 7 de março de 2012

Para PSDB, PIB de 2011 resulta de ‘má gestão econômica’

Demora em reagir à crise e gasto público alto são os vilões, diz líder e presidente do partido

BRASÍLIA – O PSDB colocou a culpa pelo baixo crescimento do PIB em 2011 na “má gestão econômica” do governo Dilma. O presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, usou o Twitter para fazer suas críticas nesta terça-feira. Guerra avalia que o governo demorou a agir aos sinais da crise financeira internacional, e disse que o governo ainda mantem em alto patamar os gastos públicos.

- Há meses se sabe que EUA e Europa vão mal. Mesmo assim, o governo do PT passou o tempo todo dizendo que o país estava imune. Pintou um quadro positivo internamente e demorou para baixar os juros, que ainda são muito altos. O governo federal também erra ao não reduzir os gastos públicos e não gerir bem os grandes projetos, como PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a Transnordestina – afirmou o presidente do PSDB, pelo Twitter.

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), também comentou o resultado do crescimento da economia do país em 2011, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE, que mostra que o PIB teve alta de 2,7%, bem abaixo dos 7,5% de expansão de 2010 e dos 4,5% que eram esperados para 2011 quando o ano começou. Araújo, que qualifica o resultado como “pífio”, afirmou que a presidente Dilma Rousseff mudou seu discurso para justificar a pequena expansão da economia no ano passado, e agora passa a culpar a influencia da crise internacional sobre a economia brasileira:

- É mais fácil colocar a culpa nos outros. O PIB é mais uma prova de que os governos petistas não fizeram a lição de casa. O governo deveria administrar o país de olho nos indicadores da economia, que não estão nada bem, em vez de se orientar apenas pelas pesquisas de popularidade - afirmou o líder.

Araújo também fez coro com o presidente do partido, afirmando que as reformas estruturais ficaram de lado, a carga tributária está “nas alturas” e os investimentos são baixos, o que ele credita aos altos gastos do governo.

- Nesses dez últimos anos, pouco ou nada se fez para conquistar condições estruturais de competitividade, com um sistema tributário simplificado, infraestrutura econômica e social moderna, sistema educacional de qualidade, sistema de inovação tecnológica dinâmico – disse.

Sérgio Guerra fez ainda uma provocação à presidente Dilma, também em comentário pelo Twitter, sobre a Copa do Mundo:

- Só falta a presidente Dilma dizer que a culpa pela desorganização da Copa 2014 é da Argentina. Falta competência e sobra propaganda.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: