domingo, 25 de março de 2012

Opostos na Cinelândia:: Janio de Freitas

Não é pequeno o risco de que a celebração em 29 de março tenha mais autenticidade do que todas as anteriores

O 31 DE março, fantasia adotada pelo 1º de abril da efetivação do golpe de 64, disfarça-se agora em 29 de março para desafiar, com outra data, a proibição presidencial do festejo-protesto programado para o 31, no Clube Militar de sempre, pelos inconformados com a democratização. Não é pequeno o risco de que a celebração tenha mais autenticidade do que todas as anteriores: movimentos pela apuração dos crimes da ditadura pretendem manifestar-se na tarde do mesmo dia 29, no território político que é a Cinelândia, em frente ao Clube Militar.

Em 64, os civis que, por iniciativa individual, foram se aglomerando na Cinelândia, em protesto contra o golpe, viram-se reprimidos com ferocidade por investidas da Polícia do Exército, que circundava o clube. Os mortos foram recolhidos pela PE e deles não se teve mais notícia. Mas houve tempo de ficarem para a história militar brasileira em algumas fotos. Ao menos uma foto de morte, no asfalto da avenida Rio Branco, em frente ao Clube Militar, chegou a ser publicada, apesar de omitido ser um morto.

Até agora não há notícia de nova proibição ou outra providência, de origem presidencial ou ministerial, relativa à celebração-protesto em segunda data. Para a qual há convites também a civis extremados. E dois fatores antecipáveis: a Polícia do Exército e a ideia, fácil entre os militares inativos reunidos, de não tolerar a manifestação civil na Cinelândia.

Não se encontram informações de contaminação da caserna. Isto dependeria, no entanto, do que se passe nos três próximos dias, em cada uma das partes envolvidas.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: