sábado, 10 de março de 2012

OPINIÃO DO DIA – Alberto Goldman: Sinal amarelo

Leia a notícia nos jornais de hoje: "A participação da indústria no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro recuou aos níveis de 1956, ano em que o presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) deu impulso à industrialização do país ao lançar seu Plano de Metas, que prometia fazer o Brasil avançar "50 anos em 5".

No ano passado, a indústria de transformação --que compreende a longa cadeia industrial que transforma matéria-prima em bens de consumo ou em itens usados por outras indústrias-- representou apenas 14,6% do PIB. O patamar foi menor só em 1956, quando a indústria respondeu por 13,8% do PIB.

Abatida pelos efeitos da inflação alta e da crise externa, a economia brasileira cresceu apenas 2,7% no ano passado, conforme divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última terça-feira (6).

O PIB per capita ficou em R$ 21.252, uma alta real (ou seja, acima da inflação) de 1,8% em relação a 2010."

Somos, cada vez mais, um país exportador de produtos agrícolas e minerais. Recuamos mais de 50 anos no tempo. Dependemos, cada vez mais, da China, o grande comprador desses produtos. Podemos estar plantando uma grande crise, se a China deixar de comprar o tanto que compra do Brasil, sem que tenhamos tempo para retomar a produção industrial que estamos perdendo.

Pode levar 5, 10 anos, mas pode acontecer.

Alberto Goldman, ex-deputado, ex- ministro, ex-governador e atual vice-presidente nacional do PSDB. Blog do Goldman, 9/3/2012

Nenhum comentário: