sábado, 10 de março de 2012

Dilma demite ministro do PT por deficiência

A presidente Dilma demitiu o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (PT). Ela estava insatisfeita com a lentidão da reforma agrária. Ele será substituído pelo deputado Pepe Vargas, também do PT. Florense é o 12º titular a deixar a Esplanada.

Má avaliação derruba 12º ministro de Dilma

Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) caiu devido ao entendimento do Planalto de que ele produziu resultados "pífios"

Substituto será o deputado Pepe Vargas (PT-RS), que afirmou ter sido convidado para o cargo na quarta-feira

BRASÍLIA - O governo anunciou ontem que o deputado Pepe Vargas (PT-RS) será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, em substituição ao também petista Afonso Florence, 12º titular a deixar a Esplanada dos Ministérios no mandato de Dilma Rousseff.

Apesar de, em nota, a presidente ter agradecido aos "inestimáveis serviços" de Florence, ela estava insatisfeita com o rendimento do baiano, que há meses constava da lista de ministros que perderiam o cargo.

Florence produziu resultados considerados pífios por grupos de sem-terra, que têm historicamente influência nesse setor do governo.

A maior crítica era em relação à lentidão da reforma agrária no ano passado.

Em fevereiro, a Folha revelou que a expansão do programa foi a pior desde ao menos 1995, com menos de 22 mil famílias assentadas.

Segundo membros dessas organizações, o maior defeito de Florence era desconhecer a área em que atuava.

Outro programa cuja baixa velocidade Dilma chegou a criticar é o Terra Legal, que tenta regularizar milhões de hectares na Amazônia.

Um bom rendimento da pasta é essencial para que a presidente possa cumprir sua promessa de erradicar a pobreza extrema até 2014.

Isso porque boa parte das ações do Brasil sem Miséria, criado para executar o objetivo, é tocado pelo ministério.

A Folha não conseguiu falar ontem com Florence. Assim como o antecessor, o novo ministro é da Democracia Socialista, corrente minoritária do PT que chefia a pasta há anos.

À Folha, Pepe Vargas disse que foi chamado para o cargo na quarta.

Segundo ele, seu conhecimento da área agrária vem de quando foi prefeito de Caxias do Sul por oito anos.

Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, vai assumir a vaga deixada por Vargas na Câmara dos Deputados.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: