quinta-feira, 1 de março de 2012

'Demonstração de oportunismo'

Presidente do PSDB, Sérgio Guerra diz que PT "não respeita interesse público"

Isabel Braga

BRASÍLIA. O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), disse que a ida do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca é mais uma estratégia do governo e do PT para fortalecer a campanha do petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura de São Paulo e fazer frente ao pré-candidato tucano José Serra. Para Guerra, é mais uma "ação antidemocrática" do PT na tentativa de vencer as eleições na capital paulista a qualquer custo e um movimento para tentar conquistar o apoio de Celso Russomano, do PRB, também candidato nas eleições paulistanas.

- Crivella é muito simpático, mas para pescar? Não acredito que seja o mais adequado! Isso dá a dimensão da capacidade que esse pessoal tem de não respeitar o interesse público. Nesse episódio de São Paulo, o que foi feito até agora demonstra como democracia não é importante para eles: inventaram um candidato, mudaram o candidato, mudaram até a opinião sobre a administração municipal (na aproximação com Kassab). Não pode haver melhor demonstração de oportunismo - disse Guerra.

Ex-líder do PSDB na Câmara, o deputado tucano Duarte Nogueira (SP) também afirmou que a nomeação de Marcelo Crivella para a Pesca é uma tentativa de ganhar o apoio do PRB de Celso Russomano e criticou:

- É o PT usando como patrimônio pessoal do partido instrumentos e instituições que deveriam estar a serviço do país.

Guerra descartou uma eventual saída de Serra do PSDB, depois da eleição, para ingressar no PSD de Kassab.

Segundo Guerra, Serra tem todo o reconhecimento e apoio do PSDB. Durante a reunião da Executiva, os tucanos fizeram elogios à sua postura de aceitar sair candidato na disputa pela prefeitura de São Paulo. Na reunião, Guerra afirmou que "o PSDB está com uma dívida com Serra porque ele atendeu o partido no momento que o partido precisou". Depois da reunião, Guerra completou:

- Se é um momento em que Serra tem o reconhecimento e o apoio do PSDB, é este o momento. Ele, colocando-se como candidato, assumindo uma disputa dura, de forma democrática, aceitando o roteiro das prévias, dá uma aula de democracia. Sair para o PSD nunca fez sentido e não faz sentido.

Segundo o presidente do PSDB, as alianças com outros partidos em São Paulo são importantes para garantir tempo de propaganda eleitoral para o candidato tucano, mas ele acredita que elas só serão definidas depois da decisão de quem será o candidato. Ontem, na reunião, a Executiva Nacional definiu que o candidato do PSDB, na disputa pela prefeitura do Rio, será o deputado Otavio Leite, endossando decisão já tomada pelo diretório municipal. A vereadora Andrea Gouvêa Vieira também pleiteava a vaga.

- Nós respaldamos o encaminhamento do partido local pela candidatura Otavio Leite. Valorizamos as instâncias partidárias - disse Guerra.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: