quarta-feira, 7 de março de 2012

Crescimento pífio do PIB revela fracasso do PAC, afirma líder do PPS

Por: Assessoria do PPS

O crescimento pífio do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2011 revela o fracasso do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo do PT. A avaliação foi feita nesta terça-feira pelo líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), que aponta ainda erros na política econômica e de desenvolvimento do governo como responsáveis pelo crescimento de apenas 2,7%, um dos menores percentuais da América Latina.

“Ao contrário do que alega o governo, o ‘pibinho´ de 2011 não é reflexo direto da crise econômica na zona do euro. Trata-se de má gestão da política econômica e do fracasso do PAC, que não passa de um programa publicitário sem consistência. A queda está diretamente ligada à falta de investimentos, a carga tributária excessiva, que bate 37% do PIB, e a falta de estímulos ao setor produtivo. É fruto de incompetência governamental. Com o PAC do PT, estamos empacados”, critica o líder do PPS.

Rubens Bueno lembra ainda que essa política de desenvolvimento tem levado o país a apostar todas as suas fichas na exportação de commodities, empurrando o Brasil para um processo de desindustrialização. “Como um país pode entrar num processo de crescimento sustentável se não investe em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Não tem um plano eficiente para ampliação de seu parque industrial e se esquece da educação. Escora-se apenas no desempenho do setor primário, o que é um erro. O país precisa diversificar os investimentos”, ressalta o parlamentar.

O deputado aponta ainda a falta de controle dos gastos públicos e a gastança eleitoral de 2010 para eleger Dilma Rousseff como peças dessa engrenagem defeituosa que empaca o crescimento do país. “O governo gasta mal, desperdiça uma enorme quantidade de dinheiro em projetos meramente eleitorais, como fez em 2010 para eleger Dilma, incha a máquina pública com a companheirada e, para agravar a situação, despeja milhões no ralo da corrupção”, condena o deputado.

Juros e PIB

Rubens Bueno lembrou ainda que o Brasil foi, entre os emergente, o país que apresentou o menor índice de crescimento. A China alcançou 9,2%, a Índia bateu 6,9%, a Russia chegou a 4,3% e a África do Sul apresentou um crescimento de 3,1%.

Outro ponto que trava o crescimento do país, na avaliação do deputado, é a elevada taxa de juros. Apesar das reduções recentes, os juros brasileiros continua no topo do ranking mundial, à frente de Índia (8,5%), Rússia (8%), Hungria (7%) e China (6,56%). Em economias desenvolvidas, como EUA, Japão e Grã Bretanha, a taxa está próxima de zero.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: