domingo, 11 de março de 2012

Armênio Guedes: Título de Cidadão Paulistano'. Março, 90 anos do PCB. Só para não esquecer - 3

Personagem importante da luta democrática brasileira, Armênio participou de todos os movimentos políticos que marcaram a história do Brasil nos últimos 70 anos

SÃO PAULO - O vereador Eliseu Gabriel vai homenagear o jornalista Armênio Guedes, com a entrega do Título de Cidadão Paulistano, na Câmara Municipal de São Paulo, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 85/2011, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.


Guedes é um dos personagens mais importantes da luta democrática brasileira. Nascido em Mucugê, na Bahia, em 1918, ele participou de todos os movimentos políticos que marcaram a história do Brasil nos últimos 70 anos. Chegou a São Paulo em 1941, quando saiu da Bahia para rearticular o PCB na cidade. Instalou-se na Rua Mourato Coelho, em Pinheiros, próximo à editora Cultura, onde trabalhou.

No PCB foi secretário particular de Luis Carlos Prestes, assessor parlamentar dos deputados ligados ao PCB em 1956 e dirigiu revistas e jornais de orientação comunista. Conviveu com grandes personagens do Brasil e do mundo no século 20, como, Salvador Allende e Enrico Belinguer.

Como jornalista, trabalhou também na revista Isto É, Gazeta Mercantil, além de veículos oficiais do PCB. Hoje é assíduo funcionário da Imprensa Oficial, apesar de seus 93 anos.

'Essa é a trajetória de vida de um verdadeiro representante da política nacional, motivo pelo qual, desejo conferir-lhe o Título de Cidadão Paulistano', explica o vereador Eliseu Gabriel. A honraria será entregue em 30 de março 2012.

Nenhum comentário: