terça-feira, 6 de março de 2012

Aécio defende apoio do PSB a Serra em São Paulo

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta segunda-feira (5) que tem trabalhado pelo apoio do PSB à candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.

No plano nacional, o PSB integra a base do governo Dilma Rousseff. Atualmente, comanda o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria Especial de Portos, com status de ministério.

Aécio disse que mantém conversas com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, a quem chamou de "amigo", para que o PSB paulistano seja liberado para apoiar a candidatura Serra.

"Eu tenho conversado com ele [Campos]. Deveria prevalecer o sentimento da base do partido [PSB] em São Paulo, tanto do ponto de vista municipal quanto no Estado. O PSB é nosso parceiro em São Paulo", disse.

O senador reconheceu que há "compromissos" do PSB com o governo federal, mas insistiu em uma "identidade muito maior" da sigla com o PSDB. "E uma decisão tomada de cima para baixo pode até garantir alguns minutos de TV para a candidatura do PT, mas pode não levar junto a militância do PSB", afirmou sobre eventual apoio socialista ao candidato petista na capital paulista, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Aécio disse que a candidatura Haddad foi criada de forma "impositiva" e que o ex-ministro sofrerá questionamentos internos no PT caso não cresça nas pesquisas em até 90 dias.

Prévias tucanas

Na seara tucana, contudo, Aécio continua dizendo que a eventual eleição de Serra em São Paulo não altera a vida do PSDB nacional, que, segundo ele, só vai tratar da questão presidencial a partir de 2013.
O ex-governador de Minas Gerais (2003-2010) defende a realização de prévias para escolha do candidato a presidente no segundo semestre de 2013.

"Acho que as prévias, independentemente do resultado da eleição em São Paulo, deveriam estar incorporadas definitivamente na agenda do PSDB. O caminho é inverso ao que o PT vem fazendo. O PT a cada eleição, em todas as partes do Brasil, avança para ser um partido de decisões tomadas pela cúpula ou por uma liderança maior, que é o [ex] presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]", disse Aécio.

Por conta dessas "imposições", ele disse não ter dúvidas de que o PT de Belo Horizonte vai participar, mesmo com o PSDB na chapa, da aliança que tentará reeleger o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).

"É uma decisão da direção nacional do partido [PT]. Não acredito, sinceramente, que um conjunto de delegados municipais tenha autonomia para contrariar o que o supremo chefe do partido [Lula] determina", afirmou.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: