sábado, 18 de fevereiro de 2012

PTB mantém o seu feudo na Conab

Novo presidente da companhia não foi escolhido por ministro da Agricultura

Evandro Éboli

BRASÍLIA. O funcionário de carreira da Caixa Ecômica Federal Rubens Rodrigues dos Santos foi nomeado ontem presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Indicado pelo PTB, Rubens não era o nome preferido do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que saiu derrotado nessa disputa.

Rubens substitui Evangevaldo Moreira dos Santos, que deixou o cargo desgastado após denúncias de supostas irregularidades.

Há anos no comando da Conab, o PTB fechou um acordo com o PMDB para garantir a indicação de Rubens. Em troca, o partido teria prometido apoio aos peemedebistas para a sucessão do comando da Câmara, em 2013. O líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), é candidato ao lugar do atual presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS).

Saída do ex-presidente foi anunciada no site da Conab

O nome preferido de Mendes Ribeiro para o comando da Conab era o do gaúcho João Carlos Bona Garcia, atual diretor financeiro da companhia. Ex-ativista político e que atuou na luta armada, Garcia tinha a simpatia da presidente Dilma Rousseff.

Mas estava em jogo também a manutenção da base de apoio do governo no Congresso e ameaças de rompimento do PTB.

Rubens Santos é gerente-geral do Departamento de Recuperação de Crédito Habitacional da Caixa. O novo presidente da Conab é de Goiás, natural de Edeia. O estado é a terra do líder do PTB, Jovair Arantes, que detém cargos na estatal.

Evangevaldo anunciou sua saída da presidência da Conab na semana passada. O Palácio do Planalto o queria fora da empresa, mas o indicado de Jovair Arantes resistiu ao máximo.

Ao deixar o cargo a presidência da Conab, Evangevaldo publicou uma carta no site da empresa e disse ter sido alvo de perseguições políticas e de factoides.

"A verdade é que todos conhecemos as motivações políticas que antecedem os períodos eleitorais e, embora eu lamente, não me surpreendo com os expedientes utilizados. Indicado à presidência da Conab pelo PTB e sendo pessoa da confiança do deputado Jovair Arantes, a quem considero um grande amigo, sei que tenho sido usado como instrumento de adversários políticos que vislumbram as eleições municipais, às quais o Deputado concorrerá este ano", registrou Evangevaldo, na carta.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: