quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PSDB vai à forra e critica PT por ter feito a concessão de aeroportos

Da tribuna, parlamentares da oposição alegam que governo fez o que criticou

Adriana Vasconcelos Maria Lima

BRASÍLIA - Vítima dos discursos antiprivatização do PT, especialmente nas duas últimas campanhas presidenciais, o PSDB foi ontem à forra.

Os tucanos tripudiaram diante do silêncio e constrangimento da maioria dos petistas frente à guinada do governo da presidente Dilma Rousseff, que iniciou anteontem um processo de concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), o PT não só renegou um discurso de mais de 20 anos.

Ele acusou o partido de "estelionato eleitoral".

— O PT e os petistas demonizaram as privatizações e nos acusaram de querer privatizar tudo.

Agora, vivem esse constrangimento.

Eles só privatizaram porque sucumbiram à própria incompetência — disparou.

Já o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), cobrou do PT um pedido de desculpas público: — Mais do que um pedido de desculpas ao PSDB, o PT deve desculpas à sociedade brasileira, em especial aos eleitores.

Embora considere que seu partido foi vítima de uma espécie de "terrorismo petista" durante as últimas campanhas presidenciais, quando foram acusados de quererem privatizar o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), reconheceu que os tucanos também erraram por não terem defendido o próprio legado.

E aproveitou para levantar suspeitas sobre o processo de concessão dos aeroportos: — É surpreendente que grandes empresas brasileiras tenham ficado de fora desse processo.

O governo está no caminho certo, mas de forma obscura — alfinetou Guerra.

Da tribuna, os senadores tucanos Álvaro Dias (PR) e Aloysio Nunes (SP) não perderam a oportunidade de provocar os colegas petistas, que até então não haviam aberto a boca para comentar o bem-sucedido leilão dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica-SP), Campinas (Viracopos-SP) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

— Sabe quando você está esperando para embarcar num aeroporto e anunciam pelo altofalante que devido a reposicionamento da aeronave o embarque se dará em outro portão? Hoje eu quero saudar aqui o reposicionamento do PT em relação às privatizações.

Agora vamos ficar livres dessa cantilena do PT a cada eleição demonizando as privatizações — discursou Nunes.

Rejeitando ainda o termo "privatização", poucos petistas apareceram para responder às provocações dos tucanos.

O primeiro deles foi o senador Wellington Dias (PT-PI), que começou reclamando que o que o governo está fazendo não é privatização e sim concessão, que chamou de "processo inovador".

— Já ressaltei a importância desse processo inovador.

A presidente Dilma está de parabéns por essa engenharia inovadora e tem todo nosso apoio — disse Wellington Dias.

Logo depois, o ex-líder do PT, Humberto Costa (PE), discursou e explicou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continuará regulando o funcionamento dos aeroportos leiloados.

Disse que apenas a estrutura do serviço de terra tinha sido privatizada, o que permitiria mais recursos para obras e reformas para a Copa do Mundo de 2014.

Na presidência da sessão, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) pediu um aparte ao colega petista para também protestar.

— O que foi feito é muito diferente do que foi feito na privatização da Vale, por exemplo. Nenhum bem ou ativo foi alienado — disse Marta

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: