domingo, 19 de fevereiro de 2012

No Rio, quatro candidatos disputarão prefeitura com Paes

Aliança do peemedebista já soma 15 partidos, podendo chegar a 19

Cássio Bruno, Juliana Castro

RIO - Embora não tenha sido oficializado, o cenário eleitoral para a prefeitura do Rio já está definido. Além de Eduardo Paes, do PMDB, que tenta a reeleição, a disputa terá o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL, e o deputado federal Rodrigo Maia, do DEM. Pelo PSDB, quem concorrerá será o deputado federal Otavio Leite, que venceu a queda de braço no partido com a vereadora Andrea Gouvêa Vieira.

A tucana jogou a toalha depois do parecer do secretário-geral da legenda, Rodrigo de Castro, em favor de Otavio. Apesar de a Executiva Nacional ainda não ter batido o martelo pelo deputado, a vereadora admite ser difícil a cúpula ignorar a conclusão do relatório. Enquanto isso, o PV deve confirmar, após o carnaval, o nome da deputada estadual Aspásia Camargo na disputa. A verde, porém, ainda sofre resistência dentro do partido. Aspásia tem o apoio do ex-deputado federal e cacique Fernando Gabeira para se firmar na indicação.

A missão da oposição de tentar levar a disputa para o segundo turno será árdua. Eduardo Paes tem o apoio da presidente Dilma Rousseff e do governador Sérgio Cabral (PMDB). Sua aliança soma 15 partidos, podendo chegar a 19. A mais recente adesão à tropa de choque do peemedebista foi o PPS, que abriu mão de lançar o deputado federal Stepan Nercessian.

No PSDB, o processo de escolha por Otavio Leite deixou marcas no ninho tucano. Andrea, que não concorrerá à reeleição, disparou contra o parlamentar.

- Ele não é competente, não tem conhecimento para governar a cidade. Será um péssimo candidato - ataca a vereadora, que revela ter simpatia pela candidatura de Freixo.

- Vindo de quem sequer fez a campanha do candidato do partido à Presidência em 2010 não surpreende - rebate Otavio.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: