sábado, 18 de fevereiro de 2012

Kassab: 'Se Serra for candidato, eu o apoiarei'

Prefeito de SP, o presidente do PSD teria suspendido as negociações com petistas à espera da decisão do tucano

Germano Oliveira, Silvia Amorim e Gerson Camarotti

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, negou ontem que já tenha fechado um acordo com o PT para a sucessão em São Paulo e reafirmou sua posição de apoiar o ex-governador José Serra, caso o tucano decida disputar a prefeitura paulistana.

- Se Serra disser que será candidato a prefeito, o mundo já sabe que o apoiarei - disse Kassab ontem ao GLOBO, por meio de sua assessoria.

A possibilidade de entrada do ex-governador na eleição embolou as negociações de alianças que vinham sendo feitas até aqui. As conversas entre Kassab e o PT estacionaram. O prefeito tem dito publicamente que, se o tucano entrar na eleição, o PSD marchará com ele.

- Se o Serra efetivamente for candidato, é muito difícil o Kassab não ficar com ele - afirmou o vice-governador paulista, Guilherme Afif Domingos (PSD), um dos políticos mais próximos do prefeito paulistano.

Essa posição de Kassab, entretanto, não é unânime no partido. O grupo do PSD mais alinhado ao governo da presidente Dilma Rousseff prefere que a aliança seja feita com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Apesar de declarar publicamente apoio a Serra, Kassab, a petistas,sinalizou que ainda considera o cenário de apoiar o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e tem repetido, nas conversas mais reservadas, que, da última vez que esteve com Serra, o tucano foi enfático ao afirmar que não seria candidato.

Recentemente, Gilberto Kassab mandou avisar ao próprio Lula, por intermédio de um interlocutor, que não trabalhava mais com a hipótese da candidatura Serra. O próprio prefeito disse, na noite de quinta-feira, que não acredita mais que Serra será candidato.

Para um dos principais articuladores da aliança PT-PSD na cidade de São Paulo, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), as negociações já avançaram muito entre os dois partidos, e, agora, Kassab já "atravessou o Rubicão". A citação do petista é uma referência histórica à travessia do Rio Rubicão por Júlio César, em perseguição a Pompeu, que tornou inevitável um conflito armado na Roma Antiga, e transformou a expressão numa referência a qualquer pessoa que toma uma decisão arriscada de maneira irrevogável.

- O movimento que Kassab fez no ano passado o credencia para ser um grande aliado do PT nas eleições de 2012 e 2014. O Kassab já atravessou o Rubicão. Já está do lado de cá. Agora, a sorte está lançada. Com Serra ou sem Serra na disputa, estão criadas as condições para a aliança Haddad-Kassab - disse Vaccarezza ao GLOBO.

Mas, ao mesmo tempo, o grupo petista que era resistente à aliança com Kassab desde o início e que está mais envolvido na questão política local passou a utilizar o jogo duplo do prefeito como um trunfo para sepultar o processo de aproximação avançada. Publicamente, a própria senadora Marta Suplicy (PT-SP) já tinha manifestado constrangimento de subir no palanque de Haddad numa parceria com Kassab.

Ontem, o presidente do diretório municipal do PT, vereador Antônio Donato, disse que não conversou com Kassab, mas, diferentemente de Vaccarezza, ainda acredita numa candidatura Serra e diz que, neste caso, fica impedida a aliança do PT com o PSD na capital paulista.

- Não tem chance de essa aliança (com o PT) existir com Serra na disputa. O Kassab não conversou comigo. Mas, se o Serra for candidato, o Kassab vai com ele. O cenário mais provável é o da candidatura de Serra. E, nesse cenário, se encerra o debate da aliança com Kassab - aposta o vereador paulistano.

Em qualquer cenário para a disputa de 2012, Kassab já sairá com ganho político, segundo seus interlocutores. Isso porque, depois desse processo de negociação com os dois lados, imobilizará tanto o PT como o PSDB de ataques e críticas à sua gestão durante a campanha municipal - gestão que está mal avaliada pela população.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: