sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Agnelo vai sair do cargo de camburão, diz chefe de polícia

Após ser flagrado em vídeo dizendo que o governador Agnelo Queiroz (PT) deixaria o cargo de "camburão da PF", o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Onofre Moraes, pediu demissão.

Ele afirmou que a conversa era entre amigos. Para o governador, Moraes fez um "bom trabalho".

Delegado diz que Agnelo deixará cargo em camburão

Chefe da Polícia Civil se demite após declaração sobre governador do DF

Conversa foi gravada pelo mesmo jornalista que foi pivô de uma operação que levou ex-governador à prisão

Filipe Coutinho

BRASÍLIA - O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Onofre Moraes, pediu demissão ontem e disse que iria se aposentar, após ser flagrado em vídeo dizendo que o governador Agnelo Queiroz (PT) deixaria o cargo de "camburão da Polícia Federal".

A saída de Moraes é mais um capítulo da crise que o governo Agnelo sofre desde que o policial militar João Dias Ferreira delatou no ano passado um esquema de desvios no Ministério do Esporte, que ocorreria quando a pasta era comandada pelo petista.

Agnelo passou a ser investigado pela PF e demitiu a cúpula da Polícia Civil após vazamento de áudio no qual chamava Ferreira de "meu mestre". Moraes assumiu a direção da polícia em novembro, com o objetivo de estancar a crise.

Em junho de 2011, porém, ele reclamava da então chefe da polícia e de Agnelo em conversa com um empresário e o jornalista Edson Sombra, que filmou o encontro.

"Quando o seu governador estiver saindo do camburão da Polícia Federal e eu estiver aposentado e vendo, eu só vou falar: "pede à diretora para tirar ele"", disse Moraes.

O jornalista é o mesmo que foi testemunha na Operação Caixa de Pandora, que levou o ex-governador José Roberto Arruda à prisão por tentativa de suborno.

Segundo Moraes, a conversa era entre amigos, como "galhofas de botequim", mas pediu desculpas aos citados.

Agnelo afirmou que aceitou a demissão para "garantir a normalidade administrativa" da Polícia Civil. Disse, contudo, que Moraes fez um "bom trabalho técnico".

Ontem, o delegado disse que Brasília não pode ficar mais "à mercê de um Big Brother". "Esse vídeo estava na geladeira esperando para me fazer de defunto."

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Um comentário:

Alexandre disse...

O cerco está se fechando sobre o governador do DF, algo me diz que ele está envolvido em algo muito maior.. só torço para que Arruda volte ao governo do DF.