terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PIB da China cresce 9,2% em 2011 e supera previsão

Ritmo de crescimento no 4º trimestre, porém, foi o mais fraco em dois anos e meio

PEQUIM - A economia da China cresceu 9,2% em 2011, após uma expansão de 10,4% em 2010. Apesar do crescimento menor, o resultado veio acima da meta estabelecida pelo governo chinês, de 8%. Mas o ritmo de crescimento no último trimestre do ano foi o mais fraco em dois anos e meio e pareceu ter se encaminhado para uma desaceleração ainda mais profunda nos próximos meses, na medida em que diminui a demanda por exportações e o mercado imobiliário enfraquece.

O crescimento do quarto trimestre em base anualizada foi de 8,9%, ligeiramente acima dos 8,7% do que tinham previsto economistas consultados em uma pesquisa da Reuters. No terceiro trimestre, a expansão anual do PIB havia sido de 9,1%.

Em comparação com o terceiro trimestre, o PIB da China cresceu 2,0% no quarto trimestre (dado sazonalmente ajustado).

Revisões

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) da China anunciou que revisou suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), com ajuste sazonal, para os dois primeiros trimestres de 2011. Esta é a segunda revisão para os dados neste ano, após as mudanças feitas apenas alguns meses atrás.

A China só começou a publicação de estimativas sobre o trimestre com ajuste sazonal de crescimento do PIB neste ano. Anteriormente, o governo chinês apontava dificuldades em fazer ajustes sazonais adequados para não liberar tais dados.

O Escritório Nacional de Estatísticas revisou sua estimativa de crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2011 de 2,1% em relação ao trimestre anterior, ante uma estimativa prévia de 2,0%. Em uma base anualizada - forma como a maioria das economias mais importantes mede suas taxas de crescimento - isso equivale a uma taxa de crescimento de 8,7%, com base em cálculo da Dow Jones.

A taxa de crescimento para o segundo trimestre de 2011 foi revisada para 2,3% em relação ao trimestre anterior, ante estimativa anterior de 2,4%. Isso equivale a uma taxa anualizada de 9,5%.

A estimativa de crescimento para o terceiro trimestre ficou inalterada em 2,3%.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: