terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Petistas rejeitam oferta de Kassab a Lula

Aliados de Haddad afirmam que PT não deve ceder vice a prefeito, que propôs coligação a ex-presidente em SP

Para vereador, acordo com PSD seria "traição"; dirigente tenta esfriar polêmica para preservar acordos fora da capital

Bernardo Mello Franco, Catia Seabra

SÃO PAULO, BRASÍLIA - Petistas reagiram ontem com irritação à proposta de aliança feita ao ex-presidente Lula pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

Ele sugeriu a Lula escolher um político de seu partido para vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à prefeitura.

A oferta gerou uma onda de protestos na bancada petista na Câmara Municipal.

"Não há possibilidade de negociar com Kassab. Nossos projetos são antagônicos. Seria uma traição à base eleitoral do PT", disse o vereador petista Chico Macena. "Isso é desespero para pegar carona na popularidade de Lula."

O líder do PT na Câmara, Italo Cardoso, disse que seria "muito difícil" justificar uma aliança com o prefeito depois de seis anos de embates.

"Temos que fazer uma campanha de oposição. Não podemos fingir que concordamos com tudo o que Kassab fez nos últimos anos."

O ex-ministro José Dirceu também criticou o flerte em seu blog: "É um retrato do isolamento e da confusão em que vive a oposição tucana e seus atuais e ex-aliados."

O tom dos ataques ao prefeito preocupou o presidente estadual do PT, Edinho Silva, que negocia alianças com o PSD em outros municípios paulistas. Ele tentou esfriar a polêmica para preservar os acordos fora da capital.

"Não podemos cometer o erro de abrir uma crise por uma proposta que não foi formalizada. Nossas conversas com o PSD nunca envolveram a capital", disse o dirigente.

Em conversas reservadas, dois pré-candidatos do PSDB disseram ver o gesto de Kassab como tentativa de pressionar a sigla a abrir mão de uma chapa própria e apoiar Afif Domingos (PSD), preferido do prefeito à sua sucessão.

O presidente municipal do PSDB, Julio Semeghini, se declarou surpreso com o aliado. "Estamos trabalhando por uma candidatura única com o PSD e queremos contar com Kassab na campanha", disse.

O prefeito cobra uma resposta antes das prévias tucanas, marcadas para março.

Aliada de Kassab, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), afirmou que a "indefinição" e a "soberba" do PSDB aproximam seu partido dos petistas na capital.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: