domingo, 8 de janeiro de 2012

Oposição quer deixar para depois

O ministro Fernando Bezerra disse que irá ao Congresso na próxima terça para se explicar sobre o repasse de verbas, mas DEM, PPS e PSDB preferem que o depoimento seja em fevereiro

Karla Correia

Parlamentares de oposição se mostram favoráveis à proposta do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de ir ao Congresso para explicar as denúncias de favorecimento político na distribuição de recursos para o seu reduto eleitoral e na liberação de emendas parlamentares. Integrantes do PPS, PSDB e DEM, no entanto, veem com reserva um depoimento na próxima terça-feira, como sinalizou o ministro, em pleno recesso legislativo. "Seria inócua a ida de Fernando Bezerra ao Congresso neste momento, não haveria um debate minimamente conclusivo", avalia o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou na última quinta-feira um requerimento à Comissão Representativa do Congresso pedindo a convocação do ministro Fernando Bezerra para falar sobre os critérios da pasta para a distribuição de recursos destinados à prevenção de desastres naturais e ao atendimento a regiões atingidas por calamidades. O pedido foi apresentado formalmente à Mesa Diretora do Senado e enviado a cada um dos 25 titulares da Comissão Representativa, afirmou Jardim. A prerrogativa de convocar uma reunião da comissão, entretanto, é do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Liguei para o Sarney, para reforçar o pedido, mas ainda não consegui conversar com ele. Não tive retorno ainda", disse o deputado.

Assim que soube do pedido, Bezerra se prontificou a comparecer ao Congresso na próxima terça para prestar esclarecimentos. O ministro se reúne hoje com a equipe técnica da pasta para fazer um balanço dos estragos causados pelas chuvas no Sudeste do país e se preparar para a reunião que terá amanhã com a presidente Dilma Rousseff. Ontem, o ministro divulgou nota negando favorecimento político na distribuição de emendas parlamentares. "É um equívoco afirmar que a equipe do ministério é um reduto de correligionários", diz o texto.

Após o recesso

Integrante da Comissão Representativa, o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), diz não acreditar na possibilidade de Sarney convocar uma reunião para ouvir o ministro. "Seria interessante ouvir as explicações do ministro Fernando Bezerra o mais rápido possível, mas, com a maior parte dos parlamentares viajando, talvez este não seja o melhor momento", avalia Dias. "O PSDB deve entrar com requerimento de convocação ao ministro já no início de fevereiro, no retorno do Congresso", diz.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: