terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OPINIÃO DO DIA – Brasílio Sallum Jr. : polarização

Alguns analistas ressaltam a “simplificação” do quadro partidário mediante um bipartidarismo informal entre PT e PSDB (sintetizado nas últimas cinco disputas presidenciais), que, inclusive, passou a reorientar a conduta destes e de seus aliados nas disputas estaduais. Em sua opinião, essa tendência deve continuar nas próximas eleições ou é possível projetar novas disputas com novos atores? O PSD pode alterar essa dinâmica?

Tanto quanto eu possa prever, a tendência no futuro imediato é de manutenção da polarização. Além de quadros, o PSDB tem o controle de vários estados importantes da federação, o que faz dele um adversário relevante. Não creio, porém, que possa se sustentar a médio prazo apenas nisso. Terá que sair do canto do ringue, seja na direção da “sociedade organizada”, seja na direção de partidos à sua esquerda. Se não fizer isso, tenho a impressão de que terá poucas chances de sucesso ao enfrentar o PT. Mesmo se Lula não for o candidato em 2014.

Em relação ao PSD, não me parece que agregue muito. Deverá ser mais um partido clientelista entre outros. Aliás, esta polarização PT e PSDB pode organizar as alternativas disponíveis, mas enfraquece no plano político-institucional o impulso de mudança que vem da sociedade. Estes impulsos democratizantes e liberalizantes — que se expressam em doses diferentes naqueles partidos — têm sempre que se acomodar ao particularismo clientelista dominante nos demais partidos. Veja, não estou dizendo que PSDB e PT estão imunes ao clientelismo, mas que ainda têm capacidade de lutar por objetivos mais marcados pelo universalismo.

Brasílio Sallum Jr., professor titular de Sociologia da Universidade de São Paulo. É autor de uma das mais completas interpretações da transição para a democracia no Brasil: em uma, Labirintos (Hucitec, 1996). Entrevista: Desenvolvimento e desenvolvimentismo. Gramsci e o Brasil, dezembro de 2011.

Um comentário:

Jurema Cappelletti disse...

Quem acompanhou a desmoralização de todos os partidos nacionais, principalmente o PT (livros: VIAGENS COM O PRESIDENTE; - JÁ VI ESSE FILME; ENTREVISTAS E DISCURSOS DE L.I.; BRASIL NUNCA MAIS...) passou a enxergar a política do jeito que ela é em nosso Brasil varonil: uma mistura de interesses onde, hoje, PT anda de braços dados com PMDB; um ex-presidente que se torna amigo de quem criticava antes; um partido como PT que foi criado para combater o que faz agora, de maneira indecorosa.

Jurema Cappelletti
ex-petista envergonhada