terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fim da briga interna

Apesar de estar no campo oposto ao de Guerra, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, concorda com o presidente do PSDB em relação à oposição. "Eles se afastaram da sociedade", resume. Mas as combinações de opiniões param por aí. O deputado avalia que a oposição ainda não encontrou um rumo. "A derrota política foi maior do que a eleitoral. O PSDB elegeu mais governadores e em estados mais fortes economicamente do que o PT. Mas faltam projetos e discursos, sem falar na guerra interna permanente deles", critica.

O cientista político Marcos Figueiredo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, avalia que o projeto tucano dará novo gás à oposição, mas cessar a briga interna é fundamental. "Eles têm que resolver qual é a liderança que vai prevalecer: o Serra ou o Aécio. Isso é crucial para enfrentar a próxima campanha. E tem que definir já, porque o partido tem que ter liderança popular", sugere Figueiredo. "Eles estão no caminho certo, estão arejando o partido, promovendo novas lideranças. É uma refundação do PSDB", avalia.

Figueiredo acredita que os tucanos tenham demorado a entender as mudanças em curso na sociedade, com os programas sociais criados e ampliados pelo PT. "É claro que eles não são contra essas mudanças. Mas ficaram um pouco sem discurso, porque era o projeto social-democrata que eles mesmos não executaram".

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: