segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Em Roma, Aggio tem seminário com o PD

Tilda Linhares

A convite do Departamento de Relações Internacionais do Partido Democrático da Itália (resultado da fusão da maior parte do PCI com outras forças reformistas, inclusive de orientação católica), Alberto Aggio — professor da Unesp/Franca e colaborador deste site — participa no dia 2 de fevereiro de seminário em Roma, cujo tema central será “A crise da União Europeia vista do Brasil”. Para uma plateia de dirigentes e parlamentares do PD, Aggio vai tratar dos acontecimentos que abalam a Europa, em particular a Itália, a partir de um ponto de vista brasileiro, bem como transmitir uma imagem dos processos em curso na sociedade brasileira, a partir dos governos que se sucederam após a promulgação da Carta de 1988.

Aggio encontra-se ainda com Francesca D’Ulisse, responsável pelos contatos do PD com o Brasil, e com Giuseppe Vacca, presidente da Fundação Instituto Gramsci, com a qual a Fundação Astrojildo Pereira, o site Gramsci e o Brasil e a Editora Contraponto têm trabalhado em conjunto, organizando a série Brasil & Itália.
Desta série constam seis livros, a saber: 1) Giuseppe Vacca. Por um novo reformismo; 2) Marco Mondaini. Berlinguer: democracia, valor universal; 3) A. Aggio, L. S. Henriques e G. Vacca (Orgs.). Gramsci no seu tempo; 4) Giorgio Baratta. Leonardo entre nós; 5) Luiz Werneck Vianna. A modernização sem o moderno. Análises de conjuntura da Era Lula; 6) Marco Mondaini. Palmiro Togliatti. Do stalinismo à democracia. No encontro com Giuseppe Vacca, em pauta a edição de novos livros que tragam os desenvolvimentos mais recentes da pesquisa gramsciana.

FONTE: GRAMSCI E O BRASIL

Nenhum comentário: