sábado, 28 de janeiro de 2012

Em relatório, órgão se queixa de influência política

Breno Costa

BRASÍLIA - Em um relatório elaborado pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e apresentado aos órgãos de controle do governo, em março de 2011, o órgão se queixa de influência política sobre a própria instituição.

O documento do Dnocs é o chamado "relatório de gestão", que todo órgão público precisa apresentar para o TCU (Tribunal de Contas da União) e para a CGU (Controladoria-Geral da União). Referente a 2010, o relatório diz que "(...) as constantes mudanças nas diretrizes políticas resultam em pouca continuidade de ações e, muitas vezes, dependem de acordos e interesses".

O departamento, responsável por obras que contribuam para reduzir efeitos da seca, passa por disputa de poder entre PMDB, PSB e PT.

Elias Fernandes Neto, na direção desde 2007 e indicado pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, foi demitido anteontem.

As coordenadorias estaduais do Dnocs são loteadas entre partidos, e mesmo entre parentes. Como a Folha revelou, Alves pôs um sobrinho na coordenadoria do Rio Grande do Norte, enquanto o ministro da Integração, Fernando Bezerra, deixou o sogro do filho em Pernambuco.

O Ministério da Integração disse que não se pronunciaria. O Dnocs afirmou que a produção do relatório passa por várias etapas e segue para assinatura do diretor-geral do departamento.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: