quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Comando tucano quer que Serra dispute prefeitura contra Haddad

Mas decisão final será do ex-governador de SP, dizem líderes do PSDB

Sérgio Roxo

SÃO PAULO. O presidente nacional do PSDB, deputado Sergio Guerra, mostrou ainda ter esperanças de ver o ex-governador José Serra candidato a prefeito de São Paulo este ano, mas transferiu para o ex-presidenciável a decisão.

- Se (Serra) for candidato, evidentemente que será o candidato de todos nós - afirmou Guerra, depois de se reunir ontem, em São Paulo, com o governador Geraldo Alckmin e o senador Aécio Neves (MG), no Palácio dos Bandeirantes.

À noite, o presidente tucano teria ainda encontros com Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Guerra nega, porém, a possibilidade de os líderes do partido fazerem um apelo ao ex-governador para que o PSDB tenha um nome forte na disputa contra o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT):

- Seria patético. Não precisa disso.

A entrada de Serra na disputa em São Paulo também poderia reaproximar o PSD dos tucanos por causa da relação dele com o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O novo partido tem negociado uma aliança com o PT nas últimas semanas. Kassab foi vice de Serra, de quem herdou a prefeitura em 2005.

Adversário de Serra na escolha do candidato à Presidência em 2014, Aécio se esquivou de falar sobre a disputa paulistana e disse que eleição local deve "ficar a cargo dos paulistas". Falou apenas da possibilidade de acordo com o PSD:

- Aqui, seria uma aliança natural.

Se Serra não quiser disputar a prefeitura, o PSDB fará prévia no dia 4 de março entre os quatro pré-candidatos que se apresentaram até agora: os secretários estaduais Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal e o deputado federal Ricardo Trípoli.

- É meio complicado qualquer um de nós convencer o Serra se ele deve ou não ser candidato aqui em São Paulo - disse Guerra.

Ele minimizou a importância que o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma podem ter para a candidatura de Haddad e disse não ver necessidade de o partido ter um nome mais conhecido, como o de Serra, para vencer:

- O PT sempre perdeu as eleições aqui. Até Lula perdeu. Se Lula nunca nos assustou, não vai ser o Fernando Haddad que vai fazer isso.

Guerra ainda ligou Haddad aos problemas do Enem:

- O PT tem um candidato secreto, o Enem. Os dois caminham juntos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: