quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aécio agradece a FH, e Serra discorda do 'amigo'

Senador, apontado pelo ex-presidente como nome "óbvio" para 2014, se diz honrado, enquanto Serra diverge "sem polemizar"

Christiane Samarco

BRASÍLIA - Após ter sido citado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como o "candidato óbvio" do PSDB à Presidência em 2014, o senador Aécio Neves (MG) divulgou nota ontem em que agradece pelos elogios e valoriza o próprio perfil "agregador". "Temos que trabalhar agora pelo fortalecimento partidário e para ampliar o alcance do nosso discurso", afirmou. Já José Serra, que não desistiu da disputa ao Planalto, preferiu evitar a polêmica com o ex-presidente: "São opiniões dele. Não estou de acordo com algumas delas, mas não vou polemizar com um amigo".

Na mesma entrevista, publicacada na seção Americas view do site da revista britânica The Economist, FHC criticou "erros enormes" da campanha de Serra a presidente em 2010 e disse que o ex-governador paulista poderá abrir caminhos para novas lideranças daqui pra frente. Para FHC, Serra "não formou alianças e ficou isolado mesmo internamente" durante a campanha.

O g0vernador Geraldo Alckmin optou pela neutralidade diante da polêmica. "Temos grandes nomes no PSDB preparados para essa responsabilidade. É um tema a ser amadurecido. Mas está longe ainda", afirmou ontem.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), admitiu ontem, "com muita serenidade", que fora de São Paulo, onde, segundo ele, Serra é o presidenciável natural, "há uma preferência neste momento por um nome novo, em função das derrotas de 2006 e 2010". E concluiu: "Esse nome novo é o do Aécio." Duarte Nogueira observou apenas que a política é dinâmica e amanhã o cenário pode mudar.

Mas na avaliação do presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, o futuro já tem nome na percepção hegemônica do partido: "Nove entre dez tucanos que olham para 2014 hoje veem a cara do Aécio". Ele entende que FHC apenas "jogou luzes sobre o cenário futuro com um diagnóstico preciso dos erros do passado" e tem autoridade política e intelectual para fazê-lo.

Aécio fez questão de destacar que o momento para definir o "melhor nome, entre os vários de que dispõe o partido" será depois das disputas municipais de outubro deste ano. "No momento certo, independentemente de quem será o nome, o PSDB estará em condições de apresentar um projeto ao País que faça o contraponto ao modelo de governança representado hoje pelo PT", disse na nota de oito linhas.

Paulistas. Vice de Serra no governo de São Paulo, Alberto Goldman contestou FHC, afirmando que "o importante na escolha do próximo presidente não é só a capacidade de fazer alianças, mas de enfrentar os grandes problemas que o País ainda tem e de dar ao desenvolvimento um ritmo compatível com o potencial do Brasil".

Colaboraram Lucas de Abreu Maia e Felipe Frazão

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: