sábado, 3 de dezembro de 2011

'Revolta' no Senado leva governo a temer traição do PMDB em votações

Por meio de José Sarney, partido cobra mais atenção do Planalto

Andréia Sadi, Márcio Falcão e Catia Seabra

BRASÍLIA - Com aval de líderes do partido, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), enviou nos últimos dias um "recado" à presidente Dilma: seu partido, o PMDB, está insatisfeito e quer mais interlocução com o Planalto.

Atritos com os peemedebistas, maior aliado do governo no Congresso, são motivo especial de preocupação para o Executivo agora devido à votação da DRU (Desvinculação das Receitas da União), que libera o gasto de 20% das receitas federais.

O aviso se deu em uma operação comandada por Sarney, que tumultuou a sessão do Senado na última quarta. Quebrando acordo, ele colocou em votação o projeto que regulamenta a chamada emenda 29, que pode aumentar substantivamente os gastos em saúde pública.

A ação pegou de surpresa e irritou Dilma.

No Planalto, também foi interpretada como um sinal de que o PMDB estaria disposto a criar dificuldades para votação da DRU, que tem de ser aprovada até o final do ano para poder se aplicada.

Congressistas afirmam que "a rebelião sarneyzista" tem como pano de fundo reforçar o espaço do partido às vésperas da reforma ministerial.

Em 2011, a sigla esteve envolvida em escândalos e teve que trocar dois ministros por suspeitas de corrupção, além de perder outro por desentendimento com Dilma.

Por sugestão do vice-presidente, Michel Temer, Dilma fez durante o ano uma rodada de almoços no Palácio do Alvorada para se aproximar dos aliados no Senado.

Mas o gesto foi pontual. No dia a dia, a presidente delegou a tarefa política a Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

Segundo relatos, Sarney reclama de Dilma e a compara ao ex-presidente Lula, que o recebia "de 15 em 15 dias".

Os peemedebistas tentaram minimizar o desconforto. "Não há nenhuma insatisfação", disse Sarney.

Sarney disparou telefonemas para tentar explicar o episódio de quarta. Disse que foi um mal-entendido e que teria lido o projeto na expectativa de que o líder do PT, Humberto Costa (PE), dissesse que não havia acordo para votar a proposta.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: