quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parentes de Agnelo também sob suspeita

Em nova denúncia, governador do DF é acusado de favorecimento na Anvisa

Carolina Brígido

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que vai pedir informações sobre denúncia de enriquecimento ilícito de familiares do governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz. O governador foi acusado de beneficiar um empresário amigo quando era dirigente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gurgel disse ontem que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) tivesse decretado intervenção no Distrito Federal no governo de José Roberto Arruda, teria evitado os escândalos de corrupção que hoje atingem a gestão de Agnelo Queiroz. Em fevereiro de 2010, Arruda foi preso pela Polícia Federal em decorrência de uma investigação sobre desvio de dinheiro público na capital federal. Logo depois, Gurgel pediu intervenção no governo local, mas o STF arquivou a ação.

- Eu continuo achando que perdemos uma belíssima oportunidade de evitar fatos como os que estão acontecendo agora no Distrito Federal. Continuo convencido de que ela (a intervenção) era necessária, com todo respeito à decisão do Supremo - declarou o procurador nesta quarta-feira.

Agnelo é investigado em um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de desvio de dinheiro de um programa do Ministério do Esporte, pasta que chefiou de 2003 a 2006. O ex-ministro do Esporte Orlando Silva responde pelos mesmos fatos. O procurador não informou quando apresentará denúncia, pedindo para o caso ser transformado em ação penal.

- Temos que reunir informações. Não nos basta, evidentemente, as matérias jornalísticas. Estamos com uma série de diligências em andamento no STJ, bem como a oitiva de uma série de pessoas. Havia a expectativa de que fosse possível ouvir o governador e o ex-ministro ainda este ano, mas isso dificilmente será possível - disse Gurgel.

O procurador afirmou que ainda não decidiu se incluirá os casos de irregularidades na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mesmo processo, ou se mandará abrir outra investigação. Agnelo é suspeito de ter favorecido um laboratório quando era dirigente da agência.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Jonatham disse...

Depois de todo esse tempo e ainda não há uma denuncia formal contra Arruda, porque não o deixam em paz.. ele mesmo em pouco tempo fez o melhor governo que o DF já teve.... ele tem mais é que voltar pro governo do DF! VOLTA ARRUDA!!!