terça-feira, 20 de dezembro de 2011

'Mágoa da Caixa' faz aliados discutirem CPI

BRASÍLIA - A revelação da potencial fraude na Caixa Econômica Federal alimentou dentro da base aliada uma discussão sobre a possibilidade de instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o banco. O Planalto já recebeu sinais do risco.

O ingrediente principal identificado pelos governistas é que existe o que chamam de "mágoa da Caixa" em PMDB, PDT, PR, PP e PC do B por demandas não atendidas, especialmente por conta da liberação de emendas -mecanismo que atende a redutos políticos.

Após o ministério autorizar a liberação dos recursos, a Caixa atua como intermediária, participando de execução e supervisão dos convênios. Segundo técnicos da comissão do Orçamento, o banco recebe cerca de 3% do valor do contrato.

A Folha questionou a Caixa sobre seu papel, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

A Caixa já é palco de uma disputa política entre PT e PMDB por seu controle.

O PMDB atribui ao presidente do banco, o petista Jorge Hereda, uma campanha contra o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fabio Cleto, indicado pelo PMDB.

A orientação do Planalto é de distensionar a relação entre Hereda e Cleto. Na avaliação do PMDB, o partido perderá os postos na Caixa se não "baixar as armas" na relação com os petistas.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: