quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FHC cobra rapidez na demissão de ministros

SÃO PAULO – Apesar da proximidade com a presidente Dilma Rousseff manifestada em encontros desde o começo do ano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez duras críticas ao governo federal durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. O tucano cobrou de Dilma, por exemplo, mais rapidez na demissão de ministros envolvidos em escândalos. "Não quero entrar nisso, mas (demitir) só no limite... Tem que ser antes. A populaçao tem que sentir que a iniciativa não é da imprensa, não é da crítica. Quem sabe ela mude agora com (a reforma do) ministério", afirmou.

Na avalição de Fernando Henrique, a presidente não deveria se preocupar em ter tantos partidos em sua base no Congresso. "Não precisa ter uma maioria tão grande. Partido reclamou, demite o ministro e o partido, se quiser, sai da base."

O tucano acredita que os partidos do Congresso medem a força do governo e, quando enxergam fraqueza, passam a pedir mais espaço. "A presidente Dilma pode dizer esse (nome para ministro) eu não aceito."

De acordo com Fernando Henrique Cardoso, o problema do loteamento do governo teve início no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O presidente Lula queria ter unanimidade, ser mais querido do que temido. Então, facilita. Eu não. Eu contrariava interesses."

Respondendo uma pergunta feita pelo ex-governador de São Paulo José Serra e exibida durante o programa, o ex-presidente tucano ainda afirmou ver retrocesso no país em relação a sua gestão por causa do loteamento de cargos nas agências reguladoras e aumento do número de cargos comissionados na administração federal.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: