quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ex-sócio de Pimentel perde cargo na prefeitura de BH

Otílio Prado trabalhou com o petista e continuou com Lacerda mesmo fazendo consultoria com o ex-prefeito

BELO HORIZONTE e BRASÍLIA. O ex-sócio do ministro Fernando Pimentel na P-21 Consultoria, Otílio Prado, perderá o cargo de assessor especial do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ele entregará hoje sua carta de demissão.

A decisão foi tomada após O GLOBO revelar que Otílio manteve cargo no gabinete do prefeito enquanto prestava serviços de consultoria na P-21. Um dos clientes da empresa, o grupo da construtora Convap, obteve, no período, dois contratos de R$95,3 milhões com o município.

A prefeitura informou ontem que Lacerda só soube das atividades da consultoria de Otílio e Pimentel, seu aliado, no fim do ano passado. E que a única informação que teria chegado ao prefeito dava conta de que a empresa estaria sendo desativada. Conforme a assessoria de imprensa, Lacerda não tinha conhecimento sobre quem eram os clientes da P-21.

Segundo fontes da prefeitura, o prefeito teme que o escândalo sobre o faturamento de Pimentel respingue em sua campanha à reeleição no ano que vem. A saída de Otílio tem o objetivo de afastar o caso do gabinete do prefeito. O assessor foi exonerado por Pimentel em 31 de dezembro de 2008, último dia de sua gestão na prefeitura. Dois dias depois, Lacerda, sucessor de Pimentel no cargo, recontratou Otílio.

O GLOBO vem publicando reportagens sobre as consultorias desde o domingo. Só ontem o prefeito se pronunciou sobre a situação de Otílio.

Otílio ocupava cargos na prefeitura há dez anos

Além do constrangimento de manter um assessor em possível conflito de interesses, a revelação sobre as consultorias está criando problemas domésticos para Lacerda. Ontem, alguns vereadores na Câmara Municipal articulavam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a relação entre as clientes de Pimentel e a prefeitura.

Otílio ocupa cargos comissionados na prefeitura há mais de dez anos. Foi levado pelo ex-prefeito Célio de Castro (PSB), de quem foi amigo e colaborador de campanha. Com o afastamento do socialista por motivo de saúde, em 2001, continuou na antessala de Pimentel, de quem virou sombra em atividades públicas e reuniões políticas. Procurado ontem, o assessor não atendeu O GLOBO.(Fábio Fabrini e Thiago Herdy)

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: