terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Analistas de mercado já projetam alta do PIB inferior a 3% este ano

Focus indica crescimento de 2,97% em 2011 e Selic a 9,5% em 2012

Gabriela Valente

BRASÍLIA. Depois de conhecido o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, que mostrou estagnação, os analistas do mercado reduziram as expectativas para a expansão da atividade em 2011 para menos de 3%, pela primeira vez este ano. A previsão dos ouvidos pela pesquisa semanal Focus, realizada pelo Banco Central (BC), caiu de 3,09% para 2,97%, a terceira semana seguida de queda. Com isso, e uma inflação menor no horizonte, já esperam juros mais baixos para reativar a economia em 2012.

A estimativa para a taxa básica de juros (Selic) no ano que vem caiu de 9,75% ao ano para 9,5%. Foi a segunda redução seguida desde que foi divulgado o novo peso dos componentes do orçamento doméstico no cálculo do IPCA, índice usado oficialmente no sistema de metas de inflação. Após as notícias da redução do peso de serviços importantes, como educação, no IPCA, a projeção da inflação caiu por duas semanas seguidas. O Focus mostrou ontem que apenas na semana passada a média das projeções passou de 5,49% para 5,42%. Para os próximos 12 meses, as previsões recuaram de 5,47% para 5,44%.

Por causa dessas mudanças e da crise internacional, alguns analistas tinham se antecipado e já previam juros no patamar que agora é consensual.

- Mantemos a avaliação de uma taxa de juros de 9,5% até o fim do primeiro semestre de 2012, com desaceleração no ritmo de queda da Selic a partir do segundo trimestre - afirmou Eduardo Velho, da Prosper.

OCDE: Brasil desacelerou mais em um ano

A previsão do grupo das cinco instituições que mais acertam as projeções no Focus (conhecidas como Top 5) para o IPCA, por sua vez, subiu de 6,51% para 6,55% este ano. Em 2012, a estimativa também foi elevada, de 5,47% para 5,50%. Por isso, o grupo já considera que o Comitê de Política Monetária (Copom) terá que ser mais audacioso e reduzir a Selic para 9% ao ano até o fim de dezembro do próximo ano.

O desempenho mais fraco em 2011 afeta até as estimativas para a economia como um todo para o ano que vem. Segundo as apostas atuais, o PIB deve crescer 3,4% em 2012 e não 3,48% como esperado semana passada.

A estagnação da economia brasileira apareceu no levantamento divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Pelo estudo, o Brasil registrou a segunda maior desaceleração econômica entre os Brics - que também inclui Rússia, Índia, China e África do Sul - de outubro de 2010 ao mesmo mês deste ano. No período, o índice do país caiu de 101,4 para 94,2, ficando atrás apenas do recuo da Índia, de 101,9 para 93,1. A taxa da China caiu de 101,2 para 100,2, da Rússia recuou 0,7 ponto e da África do Sul manteve-se inalterado.

Segundo a OCDE, os números mostram que as grandes economias mundiais estão perdendo fôlego e o índice de atividade econômica dos países-membros atingiram seu nível mais baixo dos últimos dois anos para o mês de outubro.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: