sábado, 3 de dezembro de 2011

Alimentos fazem inflação da Fipe subir a 0,6% em novembro

Despesas pessoais, transportes e saúde também aumentam

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do município de São Paulo acelerou para 0,6% em novembro, contra uma alta de 0,39% em outubro, informou ontem a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número veio exatamente conforme as previsões de analistas consultados pela agência de notícias Reuters.

Das sete categorias de despesas que compõem o índice, apenas o item Habitação registrou desaceleração na comparação a outubro. Os preços no setor recuaram de 0,66% para 0,41% em novembro.

A maior contribuição positiva para a leitura do índice veio do grupo Alimentação, que avançou 0,74% no mês passado, contra 0,53% em outubro. Logo atrás, o item Despesas Pessoais saltou 1,31%, frente a 0,8% no mês anterior. E a categoria Transportes saiu de uma deflação de 0,12% em outubro, para uma inflação de 0,24% no mês passado.

O grupo Saúde avançou de 0,3% para 0,46% na mesma comparação. Já no item Vestuário, a variação de preços saiu de uma deflação de 0,72% registrada em outubro para uma alta de 1,36% em novembro.

Por fim, o grupo Educação manteve uma relativa estabilidade, com a menor contribuição para a inflação do IPC. Em outubro, os preços dessa categoria tiveram uma deflação de 0,02%. Em novembro, a variação foi de 0,04%.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: