terça-feira, 15 de novembro de 2011

PSDB quer nova ação contra Carlos Lupi

Senador Álvaro Dias avisa que a legenda vai protocolar representação no Ministério Público para investigar denúncia de que ministro teria usado avião alugado por empresário

BRASÍLIA – As novas denúncias contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, divulgadas no fim de semana pela imprensa, levaram o PSDB a protocolar nova representação no Ministério Público Federal. Foi o que disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) em discurso em plenário ontem. É a segunda representação, agora pedindo a “investigação judiciária necessária para a responsabilização civil e criminal dos envolvidos” nos últimos escândalos de corrupção no ministério do Trabalho. A revista Veja publicou matéria sobre viagem que Lupi teria feito ao Maranhão no avião alugado pelo empresário Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs conveniadas ao ministério e envolvidas em irregularidades. O ministro havia negado na Câmara ter qualquer relação com o empresário.

“O pedido ao Procurador-Geral da República trata da instauração do inquérito policial para apurar a materialidade e a autoria de todos os envolvidos e de promover as devidas ações de improbidade administrativa e de reparação cível ao erário em face da conduta ilícita dos servidores públicos”, explicou.

Além disso, o PSDB apresentou requerimento na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convidando o ministro a prestar esclarecimentos e defender-se das acusações de improbidade administrativa. Segundo disse, “a ideia do debate com o ministro é tentar ampliar a capacidade de indignação da população brasileira, oferecendo a ela oportunidade de conhecer melhor os detalhes das falcatruas que são anunciadas pela imprensa do país”.

O parlamentar também pretende pedir que o líder do partido na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), estude a possibilidade de a mesa daquela Casa instaurar o procedimento necessário para julgar o ministro Carlos Lupi por crime de responsabilidade. Lupi disse aos deputados, na semana passada, não ter relações com Adair Meira, o que segundo a reportagem da Veja não corresponde à verdade.

Ontem, o presidente em exercício do PDT, André Figueiredo, disse que vai cobrar do diretório do partido no Maranhão a prestação de contas de 2009 para comprovar o pagamento do jatinho usado em viagem do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Estado. “Se ele (lLupi) afirmou que foi pago pelo Maranhão, deve estar na contabilidade do Estado. Vou cobrar na volta do feriado”, disse.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: