quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PSDB deve negociar com Kassab, diz Alckmin

Governador afirma que escolha de candidato próprio não exclui aliança

Afirmação do tucano tem como objetivo conter crise interna sobre realização de prévias em São Paulo

Daniela Lima

SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin defendeu ontem que seu partido, o PSDB, trabalhe para fazer alianças com o PSD do prefeito Gilberto Kassab. Ele, no entanto, reafirmou compromisso com a realização de prévias para a escolha do tucano que representará a sigla na próxima eleição.

Alckmin disse que a disputa interna não encerra a possibilidade de conversas com aliados. "É natural que o PSDB, que governa o Estado, queira ter candidato próprio. Agora, isso não exclui aliança", afirmou. "Aliança com o PSD, claro. E com outros partidos", finalizou Alckmin.

O discurso do governador procura desarmar crise no tucanato paulista, que hoje se divide entre a ala ligada ao ex-governador José Serra - que defende que o PSDB abra mão de candidatura própria para apoiar o candidato de Kassab- e a ala que trabalha para lançar um nome próprio à prefeitura.

Para contornar o impasse, Alckmin decidiu tomar a frente dessas negociações. Ontem, avisou a aliados que convocará os pré-candidatos para uma reunião na qual dará garantias da realização das prévias, mas pedirá paciência sobre a definição de uma data para a consulta interna.

Ele entende que março seja o melhor mês. Já os quatro pré-candidatos do PSDB -os secretários José Aníbal (Energia), Bruno Covas (Meio Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura), além do deputado Ricardo Trípoli- defendem prévias em janeiro.

A interlocutores o governador tem dito que um prazo maior é necessário para amadurecer o debate interno em torno das alianças.

Ele também usará esse tempo para vincular novos partidos ao PSDB, incluindo siglas como o PDT em seu secretariado, após minirreforma, no início de 2012.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: