sábado, 26 de novembro de 2011

PE: Chefe local do Dnit é exonerado

Cai superintendente do Dnit-PE

Dois dias após PF realizar operação contra o órgão, Divaldo de Arruda Câmara é exonerado, a pedido, pelo ministro dos Transportes

Paulo Augusto

Dois dias depois de a Polícia Federal ter posto em prática a Operação Casa 101, que investiga irregularidades em contratos celebrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes de Pernambuco (Dnit-PE), o superintendente regional do órgão no Estado, Divaldo de Arruda Câmara, foi exonerado a pedido pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Câmara estava à frente do órgão desde maio do ano passado, quando substituiu Marcos Cesar Crispim Lima, indicação política do deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), mas se encontrava de licença médica. A assessoria do Ministério dos Transportes disse que o servidor não informou as razões do pedido de exoneração. O atual superintendente interino, Milton Rattacaso, deve ser efetivado na função após a exoneração de Câmara ser publicada no Diário Oficial, próxima segunda-feira.

O agora ex-superintendente deixa o cargo em meio a uma crise no órgão, que está sendo investigado por conta de supostas irregularidades em três contratos de pavimentação, conservação e manutenção da BR 101, em trecho localizado na Região Metropolitana do Recife. Juntos, os três contratos somam R$ 370 milhões de reais – em um deles já é comprovado prejuízo ao erário no valor de R$ 67,1 milhões.

Na última quarta-feira (23), quando deu inicio à Operação Casa 101, a Polícia Federal realizou mandados de busca e apreensão em Recife, Paudalho, Garanhuns e Maragogi (AL), e apreendeu notebooks, computadores e documentos, além de ter sequestrado bens e bloqueado contas bancárias.

Foram ainda conduzidos de maneira coercitiva para prestar depoimento seis servidores do Dnit – e, embora nenhum deles tenha sido preso, a PF solicitou ao órgão que afastasse um deles de suas funções. Mesmo sem ter divulgado o nome de nenhum dos servidores ou empresas envolvidas no esquema de corrupção, o superintendente interino do Dnit afirmou que o órgão afastou na última terça-feira (22) o servidor Genivaldo Paulino da Silva, a pedido da Polícia Federal.

O servidor é proprietário de uma residência que se encontra em construção em um condomínio fechado, em Paudalho (Mata Norte). Segundo testemunhas que preferiram não se identificar, pessoas utilizando roupas do Dnit já foram vistas trabalhando nas obras.

Ao anunciar a Operação Casa 101, o superintendente da Polícia Federal de Pernambuco, Marlon Jefferson de Almeida afirmou que existia uma "escancarada troca de favores entre empresas e fiscalização, ao ponto de empresas contratadas para a execução de obras e serviços públicos fornecerem mão de obra e material de construção para edificação de casa residencial de servidor do Dnit".

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: