segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PCdoB opera para manter comando da ANP

Fernando Exman

Brasília - Mantido no comando do Ministério do Esporte após uma série de denúncias de irregularidades no repasse de recursos da Pasta a organizações não governamentais, o PCdoB se prepara agora para tratar com a presidente Dilma Rousseff da sucessão de Haroldo Lima na diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No Palácio do Planalto, no entanto, a expectativa é de que a presidente decida ela mesmo quem ocupará o posto, seguindo sinalização dada aos partidos aliados desde o início do governo, no sentido de que as diretorias das agências reguladoras não estariam sujeitas a negociações políticas.

Haroldo Lima foi reconduzido ao cargo de diretor-geral da ANP em dezembro de 2007, e seu mandato expirará no dia 11 de dezembro. Dilma havia marcado uma conversa com diretor-geral da ANP na última segunda-feira, no Palácio do Planalto, para tratar do assunto. O encontro ocorreria após a posse de Aldo Rebelo no Ministério do Esporte, mas a presidente adiou a reunião. Decidiu antecipar sua viagem a São Paulo, onde visitou no hospital o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que combate um câncer na laringe. Em seguida, Dilma embarcou rumo à França para participa das reuniões do G20.

"Há um compromisso da Dilma de conversar na hora da definição (da sucessão), tem esse compromisso com o Haroldo e com a direção do partido", comentou um integrante da Comissão Política do PCdoB.

No meio político, uma das cotadas para substituir Haroldo Lima é Magda Maria de Regina Chambriard, uma das diretoras da ANP. Magda tem perfil técnico e mantém boas relações com o PT. O PMDB do Senado, bancada da qual faz parte o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), também está de olho no cargo.

Em sabatina realizada pela Comissão de Infraestrutura do Senado em 2008, Magda recebeu diversos elogios da oposição. O relatório sobre sua indicação foi feito pelo então senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). "O currículo que me foi dado a ler, da dona Magda, assim como consultas que fiz a algumas pessoas, me deixa na posição de afirmar o seguinte: foi dos melhores currículos que eu já vi aqui de pessoas indicadas para tarefas específicas", afirmou o agora deputado federal e atual presidente do PSDB. "É dos votos mais conscientes que dou aqui e que já dei aqui. Quero parabenizar a todos, inclusive a quem fez a indicação."

A carioca Magda Maria de Regina Chambriard foi funcionária de carreira da Petrobras. Iniciou sua carreira em 1980, e atuou nos setores de engenharia de reservatórios, métodos de recuperação de petróleo, produção e na Área de Novos Negócios de Exploração e Produção. A engenheira começou a trabalhar na ANP em 2002 como assessora da diretoria nas áreas de exploração e produção e na apuração de participações especiais no resultado da exploração da commodity. Em 2005, assumiu a Superintendência de Exploração da ANP, chefiando a regulação e a fiscalização das atividades exploratórias realizadas no país. No ano seguinte, passou a acumular a função de superintendente de Definição de Blocos da agência.

Já o atual diretor-geral da ANP é engenheiro eletricista. Após atuar na resistência à ditadura militar, Haroldo Lima cumpriu cinco mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados. Atualmente, Lima faz parte do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do PCdoB, dois dos principais órgãos da direção nacional do partido.

Nos últimos dias, Haroldo Lima esteve presente nas ações de desagravo promovidas pela cúpula do PCdoB a Orlando Silva, que deixou o Ministério do Esporte em meio a denúncias de que participaria de um suposto esquema de desvio de recursos repassados pela Pasta a organizações não governamentais. O diretor-geral da ANP foi, por exemplo, à Câmara dos Deputados quando Orlando Silva foi explicar-se aos deputados. E esteve no Palácio do Planalto para a posse do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) no ministério, evento em que o ex-ministro recebeu o apoio e homenagens de seu partido e da presidente Dilma Rousseff.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: