sábado, 12 de novembro de 2011

Pasta tenta constranger jornalistas

BRASÍLIA. Entidades de defesa de jornalistas e da liberdade de imprensa criticaram ontem a decisão do Ministério do Trabalho de publicar em blog perguntas e respostas dadas a veículos de comunicação, revelando o conteúdo de reportagens antes da divulgação delas.

- Nós achamos essa prática inconveniente e inadequada. Ela tira da notícia o caráter de novidade, originalidade e ineditismo. Isso acaba constrangendo os jornalistas e impossibilitando o trabalho - disse o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota de repúdio e pediu que o ministério reveja a prática, como fez a Petrobras em 2009.

"A Abraji entende que após a publicação de uma reportagem o Ministério do Trabalho tem o direito de confrontar suas respostas com o que foi publicado. Mas, ao divulgar os questionamentos e eventuais respostas antes da veiculação da reportagem, prejudica o trabalho jornalístico", diz o texto.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) também criticou o método usado pelo ministério. "É evidente o propósito de constranger o livre exercício do jornalismo, tornando público o conteúdo do trabalho que é feito de forma individual e exclusiva pelos repórteres".

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: