quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Oposição quer ouvir envolvidos

Convocações de Lupi e ex-assessores do ministério estão na pauta de comissões

Isabel Braga

BRASÍLIA. A oposição tenta votar hoje na Câmara dos Deputados a convocação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para esclarecer as denúncias de supostos desvios de recursos públicos em convênios da pasta. A convocação de Lupi, e também de ex-assessores do ministério supostamente envolvidos nas denúncias, estão na pauta de votações das comissões de Fiscalização Financeira e do Trabalho.

- O DEM está defendendo a vinda dos assessores envolvidos, mas vamos tentar votar a convocação do Lupi. As ONGs são as novas empreiteiras do PT - disse o tucano Fernando Francischini (PR).

No Senado, o vice-líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), pediu à Procuradoria Geral da República que apure os indícios de prática de crimes de corrupção passiva, peculato e formação de quadrilha em contratos e convênios do Ministério do Trabalho:

- O objetivo é provocar o procurador-geral da República a promover as devidas ações de improbidade administrava e de reparação cível ao erário, em face da conduta ilícita revelada - disse Aloysio.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que a tendência, na Câmara, é fazer um acordo e transformar o requerimento de convocação em convite, garantindo a ida de Lupi para dar explicações, como ocorreu com outros ministros da presidente Dilma Rousseff.

Ao contrário do que ocorreu com outros ministros de Dilma que acabaram caindo, não haverá total empenho da oposição para aprovar a convocação de Lupi. O sentimento de parte da oposição é que os fatos envolvendo o Ministério do Trabalho são embrionários e que é preciso tempo maior para não transformar em palanque favorável a Lupi sua ida ao Congresso.

- Não é o momento de trazer o ministro, é preciso recolher mais elementos sobre os fatos. Por isso, vamos priorizar a vinda de assessores e ex-assessores envolvidos no escândalo - disse o líder do DEM, ACM Neto (BA).

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: