sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jungmann sugere que o PPS vire PSV

O PPS deverá ter candidato à Presidência da República em 2014. Pelo menos, essa é uma das propostas que o ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS) levará ao congresso nacional do partido, que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de dezembro. A inclusão da “causa verde” como prioridade da legenda é outra bandeira que Jungmann defenderá nacionalmente, sugerindo até mesmo a mudança da denominação da sigla, que passaria a ser PSV – Partido Socialista Verde. As propostas serão amadurecidas domingo (27), durante o congresso estadual do PPS, um preparativo ao encontro nacional.

Além de representar a preocupação do PPS com o meio ambiente, o abraço do partido à causa verde é uma tentativa de aproximação com os “marineiros’, seguidores de Marina Silva (ex-PV), agora sem filiação. Candidata à Presidência em 2010, ela obteve quase o dobro dos votos conquistados por Ciro Gomes em 2002, ficando em terceiro lugar na disputa. “A proposta é dar legenda a eles (marineiros). Depois da eleição, se quiserem ficar, ficam. Se quiserem sair, podem levar o mandato”, explicou Jungmann.

Desde 2002 sem lançar candidato próprio à Presidência, o PPS, na avaliação de Jungmann, deveria contar com nomes como os deputados federais Roberto Freire (SP) e Rubens Bueno (PR) para a eleição de 2014.

No último pleito presidencial que disputou (2002), o PPS lançou Ciro Gomes (atualmente, no PSB), que ficou em quarto lugar, com pouco mais de 10 milhões de votos. “Essa proposta (candidatura própria) não enfrenta grande resistência dentro do partido”, afirmou.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: