sábado, 1 de outubro de 2011

Vereadores do Rio vão questionar gastos com sorteio

Intenção é acionar o Tribunal de Contas por causa dos valores pagos por serviços no evento que definiu as eliminatórias

Tiago Rogero

RIO - Vereadores da cidade do Rio de Janeiro vão questionar junto ao Tribunal de Contas do Município (TCM) o valor pago pela prefeitura para a realização do sorteio preliminar de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, realizado na Marina da Glória, em 30 de julho. A decisão foi tomada após detalhamento dos gastos com a cota de patrocínio paga pelo município, de R$ 15 milhões, publicado na quarta-feira pelo jornal O Dia.

Sem licitação, o valor foi repassado à Geo Eventos, empresa das Organizações Globo e Grupo RBS, escolhida pelo Comitê Organizador da Copa de 2014 para organizar a cerimônia. Só em gastos com pessoal foram R$ 2,267 milhões. Para o aluguel da Marina da Glória, o valor atingiu R$ 3,747 milhões e, com cenografia, R$ 2,246 milhões.

A verba gasta com pessoal, como o pagamento de até R$ 162 mil para apenas um profissional (definido como diretor de TV/imprensa/jurídico), foi criticada ontem por parlamentares. A vereadora Sonia Rabello (PV) disse que ingressará na terça-feira com requerimento no TCM, questionando a ausência de licitação. Eliomar Coelho (PSOL) afirmou que irá denunciar no TCM os "salários astronômicos".

A prefeitura informou que os R$ 15 milhões foram investidos em "formato de patrocínio", e que "não contratou qualquer profissional ou serviço relacionado ao evento". "A preparação do evento gerou empregos e a presença de convidados e jornalistas internacionais movimentou ainda mais a economia da cidade", justificou, em nota. A Geo Eventos já havia afirmado que os valores do serviço fizeram parte de "remuneração padrão, dentro de preços de mercado".

Outros R$ 14,753 milhões, também em forma de patrocínio, foram pagos pelo Governo Estadual. A secretaria estadual de Esportes e Lazer não especificou valores e apenas informou que os R$ 14,753 milhões foram gastos em serviços como climatização, limpeza, cenografia, produção de material gráfico, sinalização e divulgação do evento.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

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