terça-feira, 25 de outubro de 2011

O mundo:: Graziela Melo

As ansiedades que nos atormentam, as dúvidas quanto ao futuro do mundo, de ver tantos países em um verdadeiro processo de ebulição, são, acho, mais do que lógicas, naturais. Afinal, a nossa geração e “adjacentes” vivenciou uma segunda guerra que envolveu o mundo. Décadas depois, a queda do muro, quer dizer, o “desmanche” do socialismo real além de outras “micro-guerras” pontualizadas, aqui e ali.

Agora, é diferente. Parece mais uma mudança da consciência coletiva da humanidade, em vários países. Atos consecutivos de rejeição à convivência com ditaduras, são mais do que evidentes e que vem dando resultados políticos positivos. Primeiro foi a queda de Mubarak no Egito. Depois a Tunisia. Agora a queda inevitável e sangrenta do Kadaf varre do “mapa-mundi” mais uma ditadura. Sem esquecer que já houve eleição na Tunísia. Será que vai dá para ver um mundo melhor e mais pacífico? Tomara!!!

Tudo isso sem esquecer que dentro das grandes capitais os relegados que protestam na Europa e no centro de Nova York, contra as desigualdades sociais. Bom, acho sim, que podemos chegar lá!!!

Nenhum comentário: