sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meia-entrada na Copa. Para prefeito do Rio, estados e municípios devem financiar o benefício

Pedro Motta Gueiros

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse ontem que cabe a estados e municípios subsidiarem a meia-entrada para estudantes durante a Copa do Mundo. Anfitrião de seminário sobre os ajustes na legislação para a Copa de 2014 com representantes das outras 11 cidades-sede e do Comitê Organizador Local (COL), Paes mostrou-se favorável à manutenção do benefício desde que não represente quebra do compromisso do país com a Fifa:

- A meia-entrada é uma conquista a ser mantida, mas no caso da Copa e das Olimpíadas quem deve financiá-la são estados e municípios - disse Paes, no Palácio da Cidade, ao livrar as entidades internacionais da obrigação. - Desde que o Brasil e o Rio se comprometeram a realizar os eventos, ficou claro que o preço dos ingressos será determinado pela Fifa e pelo COI.

Antes de anunciar valores, datas e o sistema de venda dos bilhetes para a Copa, a Fifa tem pressa em solucionar os conflitos entre os compromissos assumidos pelo governo brasileiro e as legislações dos estados e das cidades que receberão os jogos.

- É importante que o torcedor que vá ao jogo em Cuiabá esteja sob a mesma modalidade jurídica daquele de Porto Alegre. Estou certo de que vai haver entendimento - disse o advogado do COL, Francisco Mussnich, entre a convergência e a sanção diante dos eventuais enfrentamentos. - Em último caso, a cidade deixa de ser sede.

Além dos benefícios para idosos e estudantes, há garantias e restrições nas leis brasileiras que se chocam com a exigência da Fifa de utilizar os estádios e adjacências de acordo com seus interesses comerciais. A proibição da venda de bebidas alcoólicas deve ser um dos primeiros pontos a cair para atender não apenas a um dos patrocinadores da Fifa, mas também à CBF, alvo de ações judiciais de donos de bares.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: