quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Kassab apresenta PSD com 55 deputados

Prefeito convoca secretários estaduais para reassumir mandatos na Câmara e engrossar fileiras da nova sigla

Legenda estreia como a terceira força do Congresso para garantir espaço em comissões e cargos no Legislativo

Daniela Lima, Vera Magalhães e Maria Clara Cabral

BRASÍLIA, SÃO PAULO - Para se apresentar hoje no Congresso como a terceira força da política nacional, o PSD, sigla do prefeito Gilberto Kassab, convocou sete secretários estaduais a assumir seus mandatos na Câmara. Com isso, chegou a 55 deputados, mesmo número de registro da sigla.

O número é superior ao do PSDB, que perdeu três congressistas para a agremiação do prefeito e ficou com 50 deputados, 48 na ativa. O PSD fica atrás apenas do PT e do PMDB, que ficaram com 84 e 78 vagas, respectivamente.

Na prática, no entanto, se todos os secretários voltarem aos seus postos, PSDB e PSD terão o mesmo número de cadeiras na Câmara.

"Os secretários podem sim ser conclamados para uma votação importante, por exemplo", afirmou o líder da bancada de Kassab, deputado Guilherme Campos.

Na Câmara, o tamanho da bancada reflete diretamente na distribuição dos cargos e no espaço para a liderança.

Até ontem, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), ainda não havia decidido qual o número de deputados irá levar em conta para definir postos do novo partido.

Kassab apresentará seu time ao Congresso em cerimônia no Senado, com os dois governadores e seis vices que desembarcaram no partido.

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, alardeado como o grande nome das filiações feitas pelo prefeito, está no exterior, mas gravou um vídeo que será apresentado no evento.

Meirelles é cotado para disputar a sucessão de Kassab na Prefeitura de São Paulo se a aliança com tucanos em torno do nome do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, não decolar.

Nos discursos feitos no evento, os líderes da legenda destacarão sua vocação "centrista" e "independente".

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: