sábado, 8 de outubro de 2011

A Copa e a Fifa :: Edson Kober

Tenho visto coisas difíceis de entender no que tange à realização da Copa do Mundo no Brasil. Por exemplo, por que para realizar os jogos de uma Copa do Mundo é preciso tantas exigências com a segurança dos estádios. Quer dizer que os estádios brasileiros são inseguros; e, se não fosse a Copa, iriam continuar da mesma forma? Aí, não teria problema?

Fico procurando entender por que um país com tantas mazelas sociais vai fazer um investimento enorme para atender às exigências da Fifa para realizar esse evento. Ou seja, as exigências da Fifa se cumprem; o clamor popular fica sempre para depois.

Não sei por que a construção e reforma de tantos estádios. Na Copa dos Estados Unidos, não foi levantado sequer um estádio. Após o evento, fica a herança de verdadeiros elefantes brancos, onde fortunas foram gastas para construí-los. Na África do Sul, sede da última Copa, os estádios construídos não têm praticamente mais utilidade.

Parece que estamos indo pelo mesmo caminho. Vejamos o exemplo de Manaus, que, para sediar um dos grupos da competição, está gastando muito dinheiro para construir um estádio novinho em folha. Vale a pena? Qual a utilização que será dada ao estádio após a realização da Copa? Qual a relevância que tem o futebol de Manaus, que nem clube disputando a segunda divisão do brasileiro tem?

Mas uma coisa parece certa: a Fifa não perde, só ganha com a Copa. Na última, os ganhos com a venda de transmissão dos jogos e receitas de marketing ultrapassaram US$ 4 bilhões. A Fifa só arrecada, não gasta. Na verdade quem realmente põe a mão no bolso para pagar as obras exigidas da entidade é o poder público. E haja dinheiro. Aqui no Brasil, BNDES e CEF estão bancando a parada.

Por ocasião da escolha do Brasil como país-sede, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que esta seria uma Copa da iniciativa privada. Onde está esse dinheiro? Até agora, o que temos visto é a iniciativa privada ganhar muito dinheiro público para tocar as obras.

Olha, há muito o futebol deixou de ser uma prática esportiva saudável. No lugar do espírito esportivo, foi imposta uma série de interesses econômicos e políticos. Futebol virou mercadoria, e a sua finalidade, embora mascarada, é o lucro.

Infelizmente, com tantas crianças no mundo passando fome, tanta gente passando necessidade, sem moradia, sem escola, estamos dando prioridade para um evento que não tem a ver com as reais necessidades do nosso povo. Com o dinheiro que se está gastando, quantos hospitais, escolas ou universidades poderiam ser construídos? A pergunta para nós, cidadãos que trabalhamos e pagamos impostos, é: vale a pena gastar tantos recursos públicos em um evento que dura apenas um mês?

*Advogado, presidente da OAB – Lajeado/RS

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: