segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PSDB usa eleições de 2012 para testar nova geração

Desgaste de estrelas tucanas abre espaço para novatos na briga pelas prefeituras 

Partido deve ficar sem candidato próprio em Belo Horizonte e Curitiba, capitais de Estados que governa

Vera Magalhães

SÃO PAULO - O PSDB vai usar as eleições de 2012 para promover uma "troca da guarda" geracional.

Diante da recusa de alguns nomes consagrados em se candidatar, e do desgaste de outros, o partido vai promover candidaturas de desconhecidos ou abrir mão de ter candidato próprio em praças importantes.

O principal exemplo é São Paulo. O tucano mais bem posicionado nas pesquisas, o ex-governador José Serra, tem dito reiteradamente que não será candidato ao cargo que ocupou de 2005 a 2006.

Assim, a escolha se dará entre quatro novatos em disputas para o Executivo.

Deles, o que colhe melhor desempenho, segundo o Datafolha, é o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, 31.

"O segundo turno em São Paulo se dará entre o nosso candidato e o do PT", aposta o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Ele também faz o discurso otimista sobre as chances do partido no resto do país, a despeito da constatação de que a maioria dos candidatos não tem experiência em disputas majoritárias. "Há um esforço para renovar os candidatos, e não é só no PSDB."

A falta de um favorito em Estados governados por tucanos não é exclusiva de São Paulo. Em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), o PSDB nem sequer terá candidato -o apoio irá para o PSB, aliado do PT no plano nacional.

Na capital paranaense, o PSDB perdeu recentemente o líder nas pesquisas, Gustavo Fruet, que deixou o partido devido à falta de apoio do governador Beto Richa à sua intenção de disputar.

No Rio, a disputa pela candidatura tucana deve ficar entre o deputado federal Otávio Leite e a vereadora Andrea Gouveia.

Qualquer um deles enfrentará uma aliança de vários partidos para a reeleição de Eduardo Paes (PMDB), que larga como favorito.

A única das estrelas do partido que cogita disputar em 2012 é o ex-senador Arthur Virgílio (AM), que não conseguiu se reeleger no ano passado. Ainda assim, teme desgaste de nova derrota.

A meta do PSDB é superar a marca de 2008, quando elegeu quatro prefeitos de capitais. Os tucanos acham que têm chances em Florianópolis (SC), São Luís (MA), Natal (RN), Teresina (PI), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

O cenário, caso se confirme, mudaria o perfil do PSDB: de partido essencialmente paulista, passaria a ter uma bandeira fincada no Nordeste, antes reduto do DEM e atualmente loteado por PT e PSB.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: