quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Para Ricupero, há 'anarquia cambial'

Ex-ministro da Fazenda diz que OMC não tem mecanismo de controle

Liana Melo

O mundo está mergulhado numa "anarquia cambial", o que acaba levando os países a fazerem "o que bem entendem" de suas moedas. A opinião é do diplomata Rubens Ricupero, que participou ontem da sessão de abertura do Fórum Nacional, promovido anualmente pelo ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso. O encontro ocorreu na sede do BNDES e termina amanhã. Ex-ministro da Fazenda, Ricupero hoje é diretor da Faculdade de Economia da Faap.

Além de viver numa "anarquia", não existe, a seu ver, respostas no horizonte para enfrentar o que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chama de guerra cambial:

- Hoje não há nenhum mecanismo, nenhuma medida legal no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) para coibir isso.

"A situação está preta", afirma o diplomata

Não é à toa, lembrou Ricupero, que a Suíça, no começo do mês, fixou uma taxa de câmbio mínima em relação à moeda única europeia.

- Para a Suíça ter decidido fixar câmbio, é porque a situação está preta - admitiu o diplomata, que viveu durante 14 anos no país, antes de voltar definitivamente para o Brasil. - Precisamos de solução para este problema do câmbio no mundo.

A preocupação com o câmbio ficou clara no primeiro dia do encontro. Além de Ricupero, o diretor-geral do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Júlio Sérgio Gomes de Almeida, foi taxativo ao afirmar que a volatilidade do câmbio "dilacera qualquer setor produtivo da economia". Uma alternativa, defende, seria o investimento pesado na economia de serviços.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: