sábado, 3 de setembro de 2011

MP pede a implementação de um programa de indenização às vítimas de acidente com bonde

Waleska Borges e Natanael Damasceno

RIO - O Ministério Público estadual propôs, nesta sexta-feira, a implementação de um programa extrajudicial de indenizações às vítimas de acidentes envolvendo bondinhos em Santa Teresa como o que matou cinco pessoas e deixou mais de 50 feridas no último sábado . A proposta foi feita durante a reunião marcada pelo MP com representantes do governo para discutir a situação do serviço. Convidados a participar do encontro, o secretário estadual de transportes, Julio Lopes, e Rogério Onofre, interventor nomeado pelo governador Sérgio Cabral para solucionar o problema dos bondes, alegaram compromissos profissionais e não compareceram ao encontro. Apenas o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes (Central), Sebastião Rodrigues, compareceu.

- Entendo que este também seria um compromisso profissional que, diante das circunstâncias, é primordial. Demos a oportunidade a eles de dar suas versões. E para nós seria importante ouvi-los neste momento - lamentou Carlos Andresano, que instaurou um inquérito para investigar o acidente, e não descarta a convocação do secretário no decorrer do inquérito.

Para o MP, um programa extrajudicial de indenizações poderia minimizar o sofrimento de vítimas e familiares, evitando que tenham que recorrer à Justiça para exigir a reparação de danos sofridos. Na reunião, o presidente da Central afirmou que o Estado já vem prestando assistência às vitimas no sentido de arcar com verbas funerárias, assistência médica, despesas com translado de corpo das vítimas fatais, assistência psicológica. De qualquer forma, o procurador-chefe de Serviços Públicos da Procuradoria-Geral do Estado, Flávio de Araújo Willeman, também presente na reunião, afirmou que a proposta depende da conclusão dos laudos técnicos que apontarão as razões e responsabilidades pelo acidente.

De acordo com os procuradores o presidente da Central disse ainda que a empresa instaurou um sindicância para investigar o acidente e que está na dependência dos laudos da perícia. Disse ainda que não há previsão para o restabelecimento do serviço. Com relação à ação civil pública ajuizada por Marcos Leal, Sebastião se comprometeu a enviar, dentro de dez dias, tudo o que o estado já fez para a melhoria do sistema. O Tribunal de Justiça já decidiu pelo cumprimento das medidas exigidas pelo MP em 1ª e 2ª instâncias, mas o estado recorreu da decisão. Hoje o processo está na Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, que analisa um recurso especial que poderá levar o processo para decisão em instâncias superiores, em Brasília.

Também nesta sexta-feira, o corpo de Maria Eduarda Nunes, de 12 anos, que morreu no acidente , foi cremado no cemitério do Caju. O pai da menina, Orlando Moreira Nunes, de 43 anos, que quebrou o nariz e um braço no acidente, acompanhou a cerimônia ao lado de amigos e familiares.

O irmão de Orlando, Luís Nunes, de 45 anos, foi o único que conversou com a imprensa. Além de Orlando e a menina, estavam no bonde a mulher dele, Daniela Dourado, de 40 anos, jornalista da TV Globo, e um outro filho do casal.

- Estamos nos segurando na família e em Deus. O momento agora é de se preocupar com a Daniela, que ainda vai levar alguns meses para se recuperar. Estamos querendo agora o conforto em Deus - disse Luís.

Indagado se a família estava revoltada, o tio de Maria Eduarda respondeu:

- A palavra não é revolta, mas falta de responsabilidade e descaso com as pessoas. Alguém tem que pagar por isso.

Missa em homenagem a condutor

Moradores de Santa Teresa e amigos de Nelson Correa da Silva participaram de uma missa nesta sexta-feira para homenagear o motorneiro que morreu no acidente. A missa, celebrada na capela Religiosas de Maria Imaculada, foi organizada por freiras. A igreja fica na mesma rua do acidente. Nenhum familiar de Nelson esteve na solenidade, mas muitos amigos que trabalhavam com a vítima foram prestar suas homenagens, como o motorneiro Marcos Celestino:

- Nelson era um excelente motorneiro. Era um amigo. Ele se preocupava com o usuário do bondinho e com a vida. Por isso, ele não pulou na hora do acidente. Temos muito orgulho dele - afirmou Celestino, que trabalha há 30 anos dirigindo bondes.

Marcos disse que, mesmo após o acidente, não pensa em desistir da profissão.

- Eu espero continuar dirigindo os bondinhos, mas espero também que as condições mudem - disse.

Inquérito de 2009 revela que empresa que administra bondes sabia de riscos à população

O inquérito de investigação do acidente envolvendo um bonde de Santa Teresa que perdeu o freio e matou uma professora, em 2009, revela que a empresa que administra o serviço já sabia dos riscos que a população corria. De acordo com reportagem do "RJTV", da TV Globo, o documento mostra que o diretor de engenharia da Central Logística, empresa responsável pelos bondes, Fábio Tepedino, afirmou à época que um acidente semelhante com um bonde antigo "teria, certamente, repercussões mais graves".

A perícia feita pela Polícia Civil em 2009 concluiu que o bonde perdeu o feio ao ser atingido pelo táxi. Eles afirmaram que as peças do freio, atingidas na batida, ficavam na parte da frente do veículo e protegidas por uma fina caixa de fibra de vidro, e que por isso a localização era inadequada e totalmente ineficiente para evitar o colapso do sistema de freio.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: